Entendemos que a mercantilização da educação superior se manifesta por meio da utilização deste nível de ensino, prioritariamente, como uma mercadoria explorada em função do seu valor de troca e condição de acumular capital. Tal fenômeno contribui para a desconfiguração e fragmentação da mediação de caráter sistemático que a educação, em seu sentido estrito, exerce na formação humana. Perante o exposto, levantamos o seguinte problema: qual o tipo de educação proposta pelo curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior privada da cidade de Teresina, no Piauí (PI)? Partindo disso, definimos como objetivo geral analisar a proposta educacional do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior (IES) privada da cidade de Teresina-PI. Como objetivos específicos elenca-se: discutir as finalidades da educação promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada da cidade de Teresina; investigar os aspectos da concepção de educação proposta pelo curso de Pedagogia da referida IES se relacionam com o desenvolvimento humano; e por fim, apreender os limites e as possibilidades da formação acadêmica promovida no curso de Pedagogia de uma IES privada mediar o processo de humanização. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. Os referenciais teórico-metodológicos estão fundamentados no Materialismo Histórico e Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural, de modo que, as discussões realizadas terão como base bibliográfica os estudos de Marx (2006, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b, 2013, 2017), Engels (2004), Marx e Engels (1998), Leontiev (1978), Lukács (1978, 2008), Mészáros (2000, 2007, 2008, 2011, 2016), Vigotski (1930, 2000, 2007), dentre outros. A revisão de literatura envolve autores como Augustin (2014), Carvalho (2008), Minto (2006), Sguissardi (2000, 2008, 2015), Silva (2017), Souza (2019) e outros. Além disso, estão sendo consultados alguns documentos oficiais, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96), particularmente o Artigo 43, Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (Resolução nº 2/2019) e Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1/2006). Os dados da pesquisa serão produzidos a partir das seguintes fontes documentais: Perfil institucional do Grupo Ser Educacional, Regimento interno de uma instituição de educação superior privada, bem como o Projeto Pedagógico e matriz curricular do curso de Pedagogia dessa IES. A análise dos dados procederá pela organização, seleção e sistematização de alguns pontos que se associam com as questões de pesquisa. A partir disso, será feita uma análise de trechos dos documentos tomando como referência alguns eixos norteadores ligados aos objetivos institucionais e do curso de Pedagogia, sua proposta de formação do pedagogo, matriz curricular e metodologias de ensino. Mediante esses critérios será possível estabelecer relações com os documentos oficiais e com os pressupostos e fundamentos teóricos, no intuito de compreender o que está para além da aparência da proposta pedagógica do curso, no sentido de desvelar sua concepção educacional e consequentemente em quais dimensões da formação humana o curso se propõe atuar. A investigação feita até o momento indica que os princípios empresariais se sobrepõem aos fins educativos visados pelo curso de Pedagogia em questão. Desse modo, o compromisso com a formação voltada, sobretudo, para o mercado de trabalho é um aspecto orientador dos objetivos institucionais da empresa que se estende para a proposta formativa do curso, atestando um estreito foco com a empregabilidade e o empreendedorismo – tendências que decorrem do contexto de crise estrutural do capital, reestruturação produtiva e desemprego crônico – dentre outros aspectos que se distanciam do processo de humanização no sentido amplo.