A presente dissertação tem como objetivo geral explicar o processo de constituição da identidade profissional do coordenador pedagógico que atua na rede pública municipal da cidade de Beneditinos (PI) e suas possibilidades de constituir-se formador de professores. E como objetivos específicos: Conhecer o processo histórico de constituição da profissão de coordenador pedagógico no contexto nacional e, especificamente, na rede pública municipal da cidade de Beneditinos(PI); Explicar a atuação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal da cidade de Beneditinos(PI); analisar as necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos que atuam na rede pública municipal da cidade de Beneditinos(PI) que possibilitam o processo de constituição de formador de professores. A fundamentação teórico metodológica está ancorada na concepção psicossocial de Identidade desenvolvida por Ciampa (2005), a qual se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético. De acordo com essa concepção, a Identidade é processo histórico social multideterminado que tende à emancipação, mas também, é uma categoria teórica de análise que possibilita explicar o impacto da vida social na constituição do sujeito e, dessa forma oportuniza conhecer o nosso processo de vir a ser. Para explicar o processo de constituição da Identidade realizaremos além de estudos teóricos a pesquisa empírica, na qual produziremos dados por meio de narrativas (Nóvoa, 1995) que está ancorada na abordagem (auto) biográfica. Além das narrativas, também faremos uso do quadro de escuta (Passegi, 2008) e a rodas de conversa (Warschauer, 2004). Os dados serão analisados e interpretados através do procedimento Análise Textual Discursiva elaborado por Moraes e Galiazzi (2007). O campo de investigação é a cidade de Beneditinos- PI, e, nesta cidade selecionamos 05 coordenadores pedagógicos, sendo 02 coordenadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas situadas na zona rural e 03 coordenadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas situadas na zona urbana. Até o presente momento, a pesquisa têm evidenciado que múltiplos são os fatores que constituem a identidade do coordenador pedagógico, entre os quais destacamos: o processo formativo vivenciado, as condições em que sua atividade se realiza, o próprio processo histórico de vida pessoal e profissional, assim como a movimento histórico social em que a atuação do coordenador se desenvolve.