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Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLA GEOVANA MAGALHÃES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLA GEOVANA MAGALHÃES DE SOUZA
DATA: 09/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet - Sala e link
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS DIGITAIS: narrativas de mulheres afrodescendentes em experiências de leitura.
PALAVRAS-CHAVES: Espaços digitais. Mulheres afrodescendentes. Práticas educativas. Instagram
PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Os espaços digitais compreendidos como espaços de comunicação mediados pela conectividade da internet possibilitam novas dinâmicas sociais, especialmente epistemológicas. Dentro desse panorama observou-se que algumas mulheres afrodescendentes contam suas experiências de leitura no Instagram, uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos, de onde emergiu a seguinte questão: Quais práticas, possivelmente educativas, se evidenciam em espaços digitais quando mulheres afrodescendentes compartilham narrativas de leitura? Assim, o objetivo geral desta pesquisa pode ser destacado como: compreender as práticas evidenciadas no Instagram quando um grupo de mulheres afrodescendentes com algum acesso ao mundo digital compartilha/narra suas experiências de leitura sobre livros escritos por mulheres de mesmo pertencimento racial. O caminho metodológico foi caracterizado como “pesquisa em espiral”, um fazer dinâmico, interdependente e questionador das realidades emergentes. Pautado numa abordagem qualitativa (FLICK, 2009) e fundamentada na perspectiva da transmetodologia (MALDONADO, 2015), dois perfis do Instagram foram estudados, a saber: @leia_preta e @lendomulheresnegras. Como leituras de apoio destacaram-se as/os autoras/es: Santaella (2007, 2008, 2013); Santos (2015, 2019, 2022), para tratar de cibercultura e ubiquidade; Freire (1987, 1979, 1989, 2013), Brandão (2007), Boakari e Silva (2021) para discutir a dimensão plural da educação e práticas educativas; Gonzalez (1983), Crenshaw (2002), Grosfoguel (2016), Kilomba (2019), para escrever sobre colonialidade e interseccionalidade. A partir das análises realizadas constatou-se que as criadoras de conteúdo responsáveis pelos perfis, fomentam e desenvolvem práticas educativas do ser gente, uma vez que engendram informações, conhecimentos, ideias e pensamentos relevantes de maneira intencional, questionadora, reflexiva e dialógica. Práticas educativas como fazeres políticos.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 4173995 - MARTA MARIA AZEVEDO QUEIROZ
Externo à Instituição - LUIZ HENRIQUE SILVA DE OLIVEIRA - CEFET/MG
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 14:38
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