Esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de cultura escolar de uma instituição com curso de formação de professores, localizada no interior do Estado do Ceará. A Escola Patronato Sousa Carvalho foi, no período analisado, uma importante instituição em Ipu, sendo relevante uma investigação sobre ela, a fim de acrescentar elementos desconhecidos na historiografia educacional cearense com o estudo dessa instituição escolar, que ainda não foi analisada. Inserida no contexto das escolas confessionais católicas, a instituição aqui pesquisada, representou no período analisado uma referência na região em educação, principalmente para a formação de mulheres. Ao estudar esta escola, procuramos seguir a linha de trabalho existentes sobre instituições escolares, que tomam como dispositivo fundamental a análise das práticas educativas e da cultura escolar. Partindo desta perspectiva, trabalhamos com a investigação de fontes orais e escritas. Ao propor estudar as práticas educativas desta instituição de ensino, se faz necessário a compreensão do objeto a partir dos conceitos de Julia (2001), Del Priore (1988), Louro (1997), Magalhães (2004), Perrot (2019), Almeida (1998) Pesavento (2014) Halbwachs (1990) e Foucault (1987) que ajudam a compreender as ações normativas de organização da instituição, assim como a relação da mulher com o magistério. Embora a escola tenha ofertado no período estudado, os cursos primário e ginasial, analisaremos a formação de professoras primárias por considerar a contribuição dada a expansão da rede escolar da região sob sua influência. Nesse sentido, o estudo desta instituição pressupõe conhecimento do contexto histórico da cidade de Ipu durante o período investigado, assim como, do trabalho realizado pela instituição, na formação do professorado local e da região sob sua influência. Esta pesquisa encontra-se em desenvolvimento, tendo os resultados até aqui obtidos, possibilitado compreender aspectos relativos à escolarização da formação docente na escola analisada.