Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do PPGED/UFPI. Tem como objeto de investigação o desenvolvimento profissional docente mediado pela significação de necessidades formativas. A pesquisa ora apresentada fundamenta-se no Materialismo Histórico-dialético e na Psicologia Histórico-Cultural. A investigação parte do seguinte problema: qual a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA? O objetivo geral: Investigar a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. E especificamente: Conhecer as significações produzidas pelos professores de licenciaturas do IFMA sobre necessidades formativas; analisar as significações produzidas pelos professores sobre a relação entre necessidades formativas e desenvolvimento profissional; produzir ações formativas durante a pesquisa-formação que medeiem a expansão das significações que colaboram com o desenvolvimento profissional docente. A premissa central da investigação é a de que o professor consegue desenvolver-se profissionalmente quando, em atividade de pesquisa-formação, produz novas significações sobre suas necessidades formativas em meio a movimentos de negação, luta e saltos qualitativos. A pesquisa empírica é do tipo pesquisa-formação, envolve quatro professores do IFMA e está sendo desenvolvida a partir das seguintes técnicas: Encontro colaborativo; Memorial Reflexivo do Processo Formativo e sessões reflexivas. como procedimento analítico está sendo utilizado Núcleos de Significação. A pesquisa está em fase de produção de dados.