O presente estudo tem como objeto a FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma perspectiva para (re) pensar a prática pedagógica, fazendo um recorte a partir dos anos de 1990 até os dias atuais considerando que este é o período em que as participantes da pesquisa se encontram em processo de formação. A pesquisa se desenvolveu durante a pandemia da COVID- 19 e, portanto, período crítico para a educação brasileira em todos os níveis de ensino devido ao isolamento social. Dentro desse contexto aprontamos o seguinte problema de investigação: De que forma a formação continuada contribui no processo de (re) pensar da prática pedagógica? Partimos do pressuposto de que a formação contínua potencializa as diferentes a sistematização e elaboração de diferentes estratégias metodológicas e defendemos a tese de que a formação continuada permite ao professor construir e reconstruir conhecimentos se constituindo em lugar de aprendizagem que se manifestarão na prática pedagógica. Consideramos que a formação continuada acontece em diferentes espaços e ao longo da vida, se manifestando durante o fazer seja individualmente ou coletivamente. Essa relação se estabelece entre os pares ou em atitudes autônomas onde priorizamos a busca pelo conhecimento, bem como na atribuição de sentidos dadas as experiências vividas. Assim, anunciamos o objetivo geral que é compreender a formação continuada no processo de (re) pensar da prática pedagógica a partir dos diálogos construídos pelas professoras, durante sua jornada formativa, especificamente, buscamos: identificar as implicações da formação continuada na prática pedagógica; caracterizar no contexto dessa prática analisando suas contribuições e assim também um (re) pensá-la. A presente tese se desenvolveu mediante a pesquisa com abordagem qualitativa, abordando a formação continuada de professores. Para tanto, recorremos a teoria social da Etnometodologia para a compreensão sociológica do objeto de estudo trazendo uma visão ampliada do saber empírico e científico a partir da contribuição das interlocutoras. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos os dispositivos: memorial de formação, a observação participante, diário de campo através do qual construímos os dados, podendo assim, realizar a análise e interpretação a partir dos conceitos chaves da Etnometodologia que contribuiu para uma análise das ações dos sujeitos dentro do contexto pesquisado (COULON, 1995). O campo empírico da pesquisa se constitui de três professoras que trabalham na Rede Municipal de Ensino da cidade de Caxias, no estado do Maranhão. Como aportes teóricos e metodológicos utilizamos os autores: Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004); Pimenta (2012) para buscamos o entendimento da formação continuada, Macedo (2012) p. Na análise dos dados fizemos uso dos conceitos de afiliação, membro, práticas e/ou realização. Accountability (relatabilidade) (COULON, 1995) que nos permitiu realizar uma análise sociológica da formação continuada no contexto da prática pedagógica explicitado pelas vozes e olhares das professoras. Os resultados da pesquisa sinalizam que a formação contribui para a reflexão na e sobre a prática, onde de forma contínua mantém o diálogo permanente com as situações reais da prática, aponta ainda a necessidade de as Redes de ensino assumirem por meio de projetos e programas uma formação com a demandas relatadas pelos professores durante o acompanhamento técnico pedagógico. Reitera que a formação contribui para desenvolver a unidade teoria-prática no fazer docente.