Resumo
A pesquisa aborda os principais aspectos relacionados ao Grupo Escolar Urbano Santos de 1942 até 2004, tornando o estudo em torno de sua história e memória relevante devido a sua participação na educação da cidade de Timon como primeiro grupo escolar. O recorte temporal é justificado pelo ano de criação da instituição em 1942 até a finalização de suas atividades escolares em 2004. Logo, a pesquisa foi organizada partindo da seguinte problematização: como se deu a trajetória histórica do Grupo Escolar Urbano Santos da cidade de Timon-MA de 1942 até 2004? Para responder esse questionamento foram estabelecidos como objetivo geral: analisar a História e a Memória do “Grupo Escolar” Urbano Santos em Timon-MA de 1942 a 2004 e específicos: identificar a importância do “Grupo Escolar” Urbano Santos na cidade de Timon-MA; discutir os elementos que constituíam o cotidiano escolar da referida escola; examinar as memórias de agentes escolares relacionados à escola (diretores, professores, alunos e demais funcionários) e da comunidade as imediações da instituição. A pesquisa se encontra fundamentada seguindo os pressupostos teóricos metodológico da Nova História Cultural de Burke (2008), Le Goff (2001) e Chartier (1990), em estudos sobre a História das Instituições Escolares: Magalhães (1999), Gatti (2002), Chalob (2019), Nossela e Buffa (2005), da História dos Grupos Escolares com Schueler e Magaldi (2008), Pinheiro (2010), Silva (2011), Filho e Vidal, (2000) e dos elementos da História oral e Memória por meio dos trabalhos de Halbwachs (1990), Alberti (1989 e 2004), Nora (1984) e Le Goff (2001) na orientação dos depoimentos dos personagens que contribuíram na constituição da identidade histórica do grupo escolar pesquisado, além das pesquisas documentais realizadas no arquivo escolar da Unidade Regional de Educação, local onde funcionava a referida instituição. Nisso, as considerações finais mesmo que parcialmente permitiram compreender a relevância do Grupo Escolar Urbano Santos na cidade de Timon, como instituição escolar pioneira no modelo de grupo escolar, evidenciando que durante as primeiras décadas de suas existência não havia diferenças entre classes, já que tanto membros da elite de Timon e os alunos de origem humilde frequentavam os mesmo espaço escolar. Um contexto que foi mudando ao longo do tempo e a medida que novas escolas de educação primaria foram surgindo.