Sendo a docência marcada pela complexidade, requerendo ao profissional o domínio de conteúdos pedagógicos, a sua ausência deve provocar nos docentes a sua busca, a fim de superar as dificuldades apresentadas na prática pedagógica cotidiana. Neste enfoque, partimos do princípio de que o professor que não possui formação pedagógica se depara com muitos entraves, sendo necessário o investimento no seu desenvolvimento profissional como professor, ou seja, um investimento no âmbito pedagógico, traçando um caminho como professor da área do direito. A partir desse contexto, apresentamos a seguinte questão de pesquisa: quais as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior? Tendo como objetivo geral da pesquisa: Analisar as implicações do desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior. E objetivos específicos: descrever o desenvolvimento profissional dos professores bacharéis em direito; identificar os investimentos realizados pelos professores bacharéis em direito para atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior; e, refletir sobre as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do professor bacharel em direito para a prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior. O objeto de estudo são, portanto, o desenvolvimento profissional dos professores de direito do ensino superior e a prática pedagógica, a partir da compreensão de que este resulta do reconhecimento da necessidade de formação ao longo da vida para atendimento as necessidades que emergem da prática pedagógica no exercício da profissão professor. A palavra desenvolvimento pressupõe uma evolução e continuidade que leva o professor a aprofundar os seus conhecimentos ao longo da sua carreira profissional (GARCÍA, 1999). Fundamenta-se o estudo em Pimenta e Anastasiou (2005), Masetto (2001), Vasconcelos (2000), Garcia (1999), entre outros. Metodologicamente, assume a abordagem qualitativa descritiva, com base em Bogdan e Biklen (1999) e Oliveira (2010). Como contexto de investigação empírica, optamos pelo espaço da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella, e, mais especificamente, o espaço do Curso de Direito. Assim, os sujeitos participantes desta investigação serão os professores do Curso de Bacharelado em Direito do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL da UFPI – Campus Ministro Petrônio Portella, efetivos, com formação inicial em Direito, que aderirem voluntariamente ao estudo. Para a produção dos dados empíricos, utilizaremos o Memorial de Formação e a Entrevista Narrativa, com base em Prado e Soligo (2005), Passeggi (2010) e Sousa e Cabral (2015). A análise tem como base a Análise interpretativa-compreensiva, segundo Souza (2004).