O presente estudo tem como tema: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PERSPECTIVA PARA (RES)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE, fazendo um recorte a partir dos anos de 1990 até os dias atuais considerando que este é o período em que as participantes da pesquisa se encontram em processo de formação. A pesquisa se desenvolveu durante a pandemia da COVID- 19 e, portanto, período crítico para a educação brasileira em todos os níveis de ensino devido ao isolamento social. Dentro desse contexto apresentamos o problema de investigação: De que forma a formação continuada contribui no processo de (res) significação da prática docente? Partimos do pressuposto de que A formação continuada potencializa, sistematiza e ressignifica o fazer docente, favorecendo novas formas de pensar e agir na e sobre a prática. Defendemos a tese A formação continuada permite ao professor construir e reconstruir conhecimentos se constituindo lugar de aprendizagem que se manifestarão na prática docente. Consideramos que a formação continuada acontece em diferentes espaços e ao longo da vida, se manifestando durante o fazer seja individualmente ou coletivamente. Essa relação se estabelece entre os pares ou em atitudes autônomas onde priorizamos a busca pelo conhecimento, bem como na atribuição de sentidos dadas as experiências vividas. Assim, anunciamos o objetivo geral que é compreender a formação continuada no processo de (res) significação da prática docente, e assim buscamos: identificar as implicações da formação na prática docente; descrever os desafios vividos no processo de formação continuada no contexto da prática docente; analisar a realidade da formação continuada desenvolvidas hoje no município de Caxias-MA a partir do olhar das professoras. A presente tese se desenvolveu mediante a abordagem qualitativa que nos permite um estudo amplo do objeto pesquisado considerando o contexto que está inserido. Para tanto, recorremos a Etnometodologia como teoria social para a compreensão sociológica do objeto de estudo pois nos possibilita uma visão ampliada do campo empírico e científico. Utilizamos com dispositivos para construção de dados: memorial de formação, a observação participante e o diário de campo através do qual podemos sistematizar as categorias de análise e interpretação. A análise dos dados foi realizada a partir dos conceitos chaves da Etnometodologia que são: afiliação, membro, práticas e/ou realização, relatabilidade (Accountability), que contribuiu para a compreensão das ações dos sujeitos dentro do contexto pesquisado (COULON, 1995). O campo empírico da pesquisa se constitui de na Rede Municipal de Ensino da cidade de Caxias, no estado do Maranhão composto por três professoras que trabalham como professoras e técnicas da SEMECT. Como aportes teóricos e metodológicos utilizamos os autores: Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004); Pimenta (2012) para buscamos o entendimento da formação continuada. Na análise dos dados fizemos uso dos conceitos de: membro, práticas e/ou realização, reflexividade e relatabilidade (Accountability) (COULON, 1995) que nos permitiu realizar uma análise sociológica do objeto de estudo. Os resultados da pesquisa sinalizam que a formação contribui para a reflexão na e sobre a prática, mantendo um diálogo permanente com as situações reais da prática, o que proporciona o conhecimento sobre a necessidade da Rede de Ensino assumir uma formação que tenha como ponto de partida a realidade da educacional do munícipio, mostra ainda que a formação contribui para desenvolver a unidade teoria-prática no fazer docente.