Esta dissertação investiga as mediações que constituem a aprendizagem da docência no processo de formação inicial do professor dos anos iniciais do ensino fundamental ofertada no PARFOR-UESPI. O estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve como objetivo geral investigar as mediações que constituem a aprendizagem da docência no PARFOR-UESPI. em como campo empírico os professores da Rede Municipal de Ensino de São João do Piauí-PI egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, realizado pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Durante o processo formativo oferecido pelo programa, os professores que já atuam em sala de aula têm a oportunidade de se apropriar de conhecimentos historicamente produzidos acerca da atividade docente por meio de ações formativas ofertadas. A investigação problematiza o fenômeno investigado neste estudo - mediações que constituem a aprendizagem da docência e, como meio de apreensão do fenômeno, recorremos aos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), proposto por Karl Marx e da Psicologia Histórico-Cultural, preconizada por Vigotski, Luria e Leontiev, psicólogos soviéticos. Os instrumentos de produção de dados adotados foram as cartas pedagógicas, a entrevista reflexiva individual e a entrevista reflexiva coletiva. Já a análise de dados foi feita por meio dos Núcleos de significação, propostos por Aguiar e Ozella (2013; 2015). A análise deu origem a três núcleos de significação. O primeiro, Motivos que orientaram a escolha e a permanência no curso do PARFOR, evidenciou que as fortes tensões vividas pelos professores mediaram o surgimento de interesses e necessidades de bases teóricas para agir na profissão e sentimentos negativos acerca da atividade docente, que quando sugiram as ações do programa, os professores chegaram À conclusão de que a candidatura era a coisa certa a ser feita; o segundo, O subjetivo e o objetivo mediando a aprendizagem da docência no curso do PARFOR, evidenciou que o processo de aprendizagem da docência desses professores foi tensionado pelas condições objetivas e subjetivas que compunham a particularidade da oferta de curso pelo PARFOR na UESPI e essas condições determinaram apropriação de conhecimentos, reflexões e produção ode significações; o último núcleo, Os impactos da formação ofertada pelo PARFOR na atividade docente dos professores, evidenciou os seguintes impactos na atividade docente dos professores, pois houve a superação das anteriores condições de pensar, sentir e agir na atividade docente, expressas também nas relações dos professores consigo e com a própria profissão.