Esta dissertação tem como objeto de estudo a formação continuada de alfabetizadores, a partir da seguinte questão-problema: Quais pressupostos teórico-metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, fundamentam a formação continuada de alfabetizadores no município de Timon/MA? Em consonância com o problema da pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar pressupostos teóricos-metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, que fundamentam a formação continuada de alfabetizadores no município de Timon/MA. De modo específico, o estudo objetiva: caracterizar a formação continuada ofertada aos alfabetizadores no município de Timon/MA, identificar os conhecimentos, referentes ao processo de apropriação da linguagem escrita, privilegiados na formação continuada de alfabetizadores no município de Timon /MA e compreender as concepções de alfabetização emergentes da formação continuada de alfabetizadores ofertada no município de Timon/MA. A temática do estudo vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em pedagogia/NUPPED e à linha de pesquisa formação de professores e práticas da docência, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí. Para embasar teoricamente o estudo, quanto à formação continuada, recorri aos estudos de Zeichner (1983), Gatti (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), que abordam a formação continuada. Sobre o processo de apropriação da linguagem escrita, o estudo tem como fundamentos as contribuições de Brito (2021), Soares (2020), Colello (2020), entre outros. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma investigação em sintonia com os pressupostos da abordagem biográfica, conforme Josso (2004), Nóvoa (2010), Passeggi (2008), Prado e Soligo (2007) e Souza (2006), que reconhecem o potencial da narrativa autobiográfica no desenvolvimento da reflexão, no autoconhecimento e na produção de informações sobre as experiências vividas pelos narradores. Para mobilizar a produção de narrativas utilizei como dispositivos de produção de dados o memorial de formação e as rodas de conversa. Colaboraram com a pesquisa três professores efetivos de uma escola pública de ensino fundamental, que atuam em turmas de alfabetização. A análise compreensiva-interpretativa, proposta por Souza (2006), figura como opção analítica em relação às narrativas oriundas da empiria.