Este trabalho apresenta o resultado de uma investigação sobre a política pública de formação
de professores com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), nos municípios
piauienses. Notadamente, esse instrumento visa redistribuir o financiamento da educação
básica, bem como viabilizar mecanismos para a oferta de capacitação profissional
especialmente direcionada a formação de professores, como uma das estratégias para
fomentar a qualidade da educação. Este estudo tem como objetivo geral: Analisar como as
políticas públicas de formação de professores, financiadas com recursos do FUNDEB, vem
contribuindo para a educação básica nos municípios piauienses. Delineada como uma
pesquisa do tipo quanti-qualitativa, por ser uma abordagem da investigação que associa os
dois enfoques, cuja combinação de elementos permite ampliar e aprofundar o entendimento,
proporcionando ganhos relevantes para as pesquisas em educação. A coleta de dados
quantitativos, será realizada, por meio de uma busca na base de dados eletrônica do Tribunal
de Contas do Estado do Piauí, referente aos aportes financeiros recebidos e executados pelos
municípios, no tocante a formação continuada dos profissionais da educação, no período de
2014-2023. Em seguida será aplicado um questionário junto aos secretários municipais de
educação, dos 224 municipios piauienses. Para a recolha dos dados qualitativos, visando a
produção do conhecimento a partir das informações levantadas no contexto empírico,
conjugados com o diálogo permanente com a teoria, será realizado uma entrevista individual,
semiestruturada, junto a coordenadores pedagógicos e professores de uma escola com o maior
índice do IDEB, localizadas nos municípios de cada uma das quatro macrorregiões de
Parnaíba, Teresina, Picos e Floriano, mais populosas do Estado, totalizando oito profissionais,
cuja escolha amostral foi intencionalmente. Os dados quantitativos serão tabulados e
organizados por meio de planilhas eletrônicas MS Excel. Em seguida, serão utilizados filtros e
funções do MS Excel para a construção de tabelas e gráficos. Por último, faremos uso da
análise descritiva dos dados e o seu respectivo tratamento por meio do software stata 14.0.
Enquanto os dados qualitativos serão categorizados pelas orientações de Bardin (2021) e com
o auxílio do Iramuteq, sendo suas análises realizadas a partir da Análise de Discurso. Assim,
espera-se que os resultados contribuam para compreender como as políticas de formação
continuada vêm contribuindo para uma educação de qualidade nos municípios piauienses,
bem como a relação entre os recursos públicos aplicados e os resultados alcançados.