Ao longo da história, os direitos coletivos são negados ou firmados conforme cada cenário político que o país vive. Daí a importância das lutas sindicais para a implantação e a implementação de políticas públicas que valorizem os profissionais da educação. Diante deste cenário o papel do sindicato, como agente coletivo de luta se sobressai no que diz respeito as conquistas, especialmente, a valorização do magistério. Assim esta pesquisa se constitui no âmbito das mobilizações docentes, seus efeitos e conquistas alcançadas ao longo da história no Brasil. O objetivo geral é analisar as ações do Sindserm no município de Teresina, após a aprovação da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, no que se refere à valorização docente. E especificamente visa 1) Identificar as pautas de reivindicação sindical do Sindserm para melhoria do trabalho docente; 2) Analisar as estratégias de lutas adotadas pelo Sindserm para a valorização docente; 3) Compreender os efeitos da ação sindical para categoria docente no município de Teresina. A pesquisa é qualitativa, tendo como aporte a análise documental, bibliográfica e entrevista semiestruturadas com dirigentes e professores filiados ao Sindserm Teresina. A analise dos dados está sendo feita com base em Bardin (2011), Gamboa (2018), Gil (2002, 2019), Minayo (2009), sobre lutas coletivas e sindicatos, recorreu-se aos estudos de Costa e Dutra (2016), Gouveia e Ferraz (2013), Nascimento (2021); e sobre valorização docente Rodrigues (2017), Rodríguez (2008), Silva (2022), Villela (2003), dentre outros. Os dados estão sendo analisados e apontam que os vanços são tímidos no que concerne as pautas reivindicadas. Quanto as estratégias de lutas há um conjunto de ações que envolvem, paralisações, audiências públicas, passeatas, aulas públicas junto a categoria, aos agentes públicos e a sociedade teresinense. No que refere aos efeitos as análises estão em fazimento.