Esta tese tem como objetivo estudar o percurso do cantor de ópera piauiense Raimundo Pereira nos aspectos relativos às suas migrações, sua formação e atuação como militante do movimento homossexual. O trabalho foi realizado no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI, linha de Pesquisa História da Educação. Este estudo foi apoiado na vertente da História Cultural com suporte em Burke (2005), Chartier (1990), Le Goff (2003) e Pesavento (2003). Para alcançar os objetivos estabelecidos foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com interlocutores divididos entre familiares, professores e contemporâneos. Além das entrevistas, foram reunidos outros registros documentais: livro Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial; cartas e fotografias obtidas em acervos pessoais e jornais; matérias jornalísticas armazenadas na hemeroteca da Biblioteca Nacional; programas de recitais; material audiovisual. A documentação foi organizada, desmembrada e reorganizada. Os dados foram entrecruzados de modo a evidenciar as categorias discutidas dentro de três capítulos, na temporalidade de 1978- ano da primeira migração do barítono, até 2006 -ano de sua morte. Conclui-se que, embora as representações sobre o barítono sejam polifônicas, o cotejar das fontes permite interpretar que Raimundo Pereira Pereira foi um homem que por meio da sua arte mobilizou as migrações, a formação, as redes de sociabilidades, a militância e as escritas de si como táticas para enfrentar preconceitos, resistir ao próprio apagamento e permanecer nos palcos até os últimos momentos de sua vida.