(RE)ESCREVENDO A FORMAÇÃO: AUTOBIOGRAFIZAÇÃO DE PEDAGOGOS EGRESSOS DA UFPI
Palavras-Chave: Formação de Professores. Formação Inicial. Formação Contínua. Narrativas Autobiográficas.
RESUMO
O debate educacional sobre formação de professores no contexto da economia globalizada do presente século se apresenta dinâmica e fortalecedora das propostas implantadas no século anterior e que se configuram e se consolidam no presente século. Neste contexto, a pesquisa parte do problema: como se efetiva o processo de formação docente de egressos do Curso de Pedagogia-UFPI?. Tem como objeto de estudo o processo de formação docente de egressos do curso de Pedagogia da UFPI e como objetivo geral analisar os processos de formação docente desse grupo de pedagogos, propondo os seguintes objetivos específicos: descrever as trajetórias de formação inicial de egressos do curso de Pedagogia da UFPI e caracterizar o processo formativo no âmbito da formação continuada desses egressos. O estudo intitulado “(Re) escrevendo a formação: autobiografização de pedagogos egressos da UFPI”, no formato estrutural de Dissertação de Mestrado, insere-se no debate educacional sobre formação de professores, anteparado pelos eixos teóricos, formação inicial, segundo Nóvoa (1992), Lima (2003), Romoaldo et al (1998), Imbernón (2010) e formação contínua à luz das discussões de Formosinho (2009), Lima (2003), Nóvoa (1991), Pachêco e Flores (1999). No âmbito metodológico caracteriza-se como estudo de natureza qualitativa, empregando a pesquisa narrativa no dúplice papel de método e técnica de investigação, referenciada em Souza (2006, 2008, 2010), Brito (2010), Nóvoa (2010), Abrahão (2012). Conta com a participação de seis professoras interlocutoras. Emprega para a produção de dados narrativos o memorial de formação, na condição de contribuir com reflexão sobre o próprio processo de formação das interlocutoras que atuam nas escolas campos desta investigação. Para o desenvolvimento da análise de dados, emprega o formato denominado análise interpretativa-compreensiva de dados, apoiada em Souza (2006), seguindo três momentos definidos como Tempo I: Pré-análise/leitura cruzada; Tempo II: Leitura temática – unidade de análise descritiva e Tempo III: Leitura interpretativa-compreensiva do corpus. Registra como principais revelações que a formação inicial, no caso, representado pelo Curso de Pedagogia, estimulou a necessidade de formação permanente e, desse modo, ofereceu subsídios às práticas de formação, contribuindo para a emancipação profissional.