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Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANIA REBELO LUSTOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REJANIA REBELO LUSTOSA
DATA: 13/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa - PPGEd- UFPI
TÍTULO:

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO MINERVA EM TERESINA: A EDUCAÇÃO NAS ONDAS DO RÁDIO (1971-1982).


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: História da Educação. Projeto Minerva. Memória. Piauí.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

RESUMO
Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo é analisar historicamente o Projeto Minerva em Teresina no período de 1971 a 1982. O Projeto Minerva foi um Curso Supletivo de Primeiro e Segundo Graus, da década de 1970 a 1980 em Teresina-PI. O recorte temporal com inicio em 1971 deu-se pela implantação e consolidação do Projeto Minerva em Teresina, até 1982, com o término do mesmo em todo o Piauí. A pesquisa caracteriza-se como histórica de natureza qualitativa, do tipo documental, e bibliográfico, com fundamentação teórica na Nova História Cultural e suporte metodológico na História Oral. Os autores que basilaram o trabalho foram: Burke (1992) com sobre a Nova História Cultural, Alberti (1980) com História Oral; Halbwachs (1990); Nora (1993) e Souza (2000) nos estudos de Memória; Romanelli (1985) e Ribeiro (2003) em História da Educação; Britto (1996), Ferro (1994); em História da Educação no Piauí; Di Pierro (2001); Haddad (2000); Freire (1987) e Moura (2002) quanto à Educação de Jovens e Adultos – EJA; Germano (2000) na contextualização da educação brasileira durante o regime militar. As fontes utilizadas para investigação dos dados foram: jornais e documentos encontrados no Arquivo Público do Piauí e na biblioteca da Secretaria de Educação do Piauí, SEDUC. Bem como depoimentos orais de 8 (oitos) colaboradores que testemunharam a implantação e a consolidação do Projeto Minerva em Teresina-PI. Constatou-se que a História do Projeto Minerva em Teresina permanece nas memórias dos supervisores, monitores, alunos e coordenadores, do referido projeto que enfatizaram da importância deste projeto na inclusão educacional de inúmeras pessoas que retornaram à escolarização, e alguns, chegaram até ao Ensino Superior. Considerado como uma experiência pioneira de Educação à Distância. Esperamos com este trabalho contribuir para a construção da historiografia da educação piauiense e brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 3333891 - NORMA PATRICYA LOPES SOARES
Notícia cadastrada em: 06/02/2014 16:33
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