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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELINA FERREIRA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELINA FERREIRA ARAUJO
DATA: 09/01/2014
HORA: 16:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO:

AMPLIAÇÃODOENSINOFUNDAMENTALNAMODALIDADEEDUCAÇÃODEJOVENSEADULTOS: CONTRIBUTOS PARA A ORGANIZAÇÃOCURRICULAREPEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental. Organização Curricular e Pedagógica


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 

Esse estudo consiste em uma investigação sobre a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, na modalidade educação de jovens e adultos. Reflete as possibilidades dos contributos dessa ampliação para a organização curricular e pedagógica. Foi desenvolvido com a participação de técnicos, pedagogo e professores da rede estadual de ensino de Teresina-PI, que atuam no ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O referencial teórico-metodológico está embasado na abordagem qualitativa do tipo descritiva. A opção pela Pesquisa Qualitativa se justifica por se tratar de uma modalidade que se preocupa com a visão sistêmica do objeto de estudo, explicitando sentido e significado do objeto investigado relacionando-o com as características do contexto de atuação. Apresenta como objeto de investigação situações que envolvem os contributos da ampliação do ensino fundamental para a organização curricular e pedagógica. O interesse neste estudo emergiudasexperiênciaseestudosrealizadosaindanagraduação, bem como, a participaçãoemprojetosdeIniciaçãoCientífica e ExtensãoUniversitária. Estabelece como objetivo geral analisar os contributos e asimplicações curriculares e pedagógicas, advindas da ampliação do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos.  Especificamente, busca compreenderaorganização curricular doEnsinoFundamental na modalidadeEJA; caracterizar as mudanças ocorridas na organização curricular mediante a ampliação do Ensino Fundamental e refletir os contributos da organização pedagógica a partir da ampliaçãodoEnsinoFundamental nessamodalidadede ensino. Fundamenta-se na Lei nº 5.692 (1971); Lei nº 9.394 (1996); Brasil/MEC (2000); Lei nº. 10.17 (2001); Brasil/MEC (2004); Lei nº 11.274 (2006), Moura (3003; 2007), Franco e Ghedin (2006), entre outros. Como procedimento metodológico a pesquisa utiliza questionários e entrevistas semiestruturadas. Para traçar o processo de organização e análise interpretativa dos dados, destacam-se as contribuições de Bakhtin (1994); Bardin (2011); Oliveira (2007) e nos pressupostos da Análise de Discurso apoiados nas ideias de Orlandi (2012); Pêcheux (2008) e Yñiguez (2004). Os resultados parciais revelam que existe uma preocupação do sistema estadual em reestruturar a proposta curricular da EJA considerando a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, as necessidades e especificidades do público alvo da EJA, contribuindo para o sucesso no seu processo de escolarização.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Notícia cadastrada em: 06/02/2014 16:50
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