A FILOSOFIA DOS JOVENS SOBRE AS VIOLÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA.
Palavras-chave: Violências. Convivência. Jovens. Escola Pública. Sociopoética.
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de analisar a filosofia dos jovens presente na produção dos confetos (conceitos + afetos) sobre as violências na relação com a convivência na escola, no Centro Estadual de Educação Profissional “Prefeito João Mendes Olímpio de Melo” PREMEN-NORTE, em Teresina/PI. A análise dos confetos sobre as violências e a relação com a convivência na escola possibilita a observação de vários aspectos do nosso sistema educacional, que foram possibilitado por meio da operacionalização objetivos específicos: identificar o que os jovens pensam sobre a relação entre as violências e a convivência na escola; favorecer a criação de outros modos de pensar a relação entre as violências e a convivência na escola; identificar as implicações da relação entre as violências e a convivência na escola na vida destes jovens e perceber o que pode o corpo dos jovens na relação entre as violências e a convivência na escola. Os referenciais imprescindíveis para a construção desta pesquisa: Abromovay (2006), Bourdieu (1997), Foucault (1987), Maffesoli (1987) no que trata das violências. Na produção dos dados, utilizei a abordagem Sociopoética, a qual embriaguei-me com as leituras de Deleuze (1992), Gauthier (1999, 2003, 2013), Adad (2005, 2011, 2012), Petit (2012, 2013). Os caminhos da pesquisa foram sendo traçados e pautados na sociopoética, que se realiza por meio da formação do grupo-pesquisador, com vivencias em oficinas. No percurso, utilizou-se o corpo todo, o diário de itinerância e as técnicas artísticas na construção do conhecimento coletivo. A pesquisa de campo foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional “Prefeito João Mendes Olímpio de Melo” PREMEN-NORTE /Teresina – PI, formando por um grupo-pesquisador de 11 (onze) alunos, da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio integrados a Cursos técnicos de Eventos, de Produção de Moda, Contabilidade, Meio Ambiente e Recursos Humanos. A produção dos dados foi realizada com a técnica do Parangolé, uma roupa para dançar, que se subdivide em duas partes: Os Retalhos e o Parangolé das Violências na sua relação com a Convivência na escola. Esta pesquisa trouxe como resultado a produção de confetos heterogêneos e desterritorializados repletos de subjetividades e expressividade sobre as violências e a sua relação com a convivência na escola, cartografada em linhas do pensamento do grupo-pesquisador.