O trabalho tem por objeto de investigação a história do Grupo Escolar Agrônomo Parentes dando atenção aos elementos da sua cultura escolar, entre os anos de 1928 e 1971. Trata-se de uma escola de ensino primário localizada na cidade de Floriano, Estado do Piauí. O recorte temporal se justifica por levar em conta que a instituição foi criada por decreto estadual em 1928 e a lei 5.692/71, que modificou a organização de ensino fundindo a escola primária e primeiro ciclo secundário. A pesquisa foi organizada partindo da seguinte problematização: Quais elementos constitutivos da cultura escolar do Grupo Escolar Agrônomo Parentes, considerando sua história e memória, entre os anos de 1928-1971? A partir desse questionamento se estabeleceu como objetivo geral investigar a cultura escolar presente no Grupo Escolar Agrônomo Parentes entre os anos de 1928-1970 e os objetivos específicos: identificar como se deu a criação desse grupo escolar; examinar o programa de ensino primário como forma de normatização da cultura escolar; elucidar o papel da cultura material na organização da instrução de ensino primário bem como as características de suas dinâmicas de atendimento ao público infantil e sua contribuição para com a sociedade Florianense. A pesquisa encontra-se fundamentada nos referenciais teóricos e metodológicos da Nova História Cultural, apoiada nos autores Chartier (1988), Sousa (1998), Sousa e Faria Filho (2006), Dominique Julia (2001), Magalhães (2005), Halbwachs (1990), Sousa (2000), Nagle (1974), Ferro (2006), entre outros. Para realização do estudo utilizou-se fontes: bibliográficas, documentais, fotográficas, orais. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa e historiográfica. As análises proporcionam reflexões sobre as particularidades da cultura escolar do Grupo Escolar Agrônomo Parentes como uma instituição educativa pioneira no modelo de grupo escolar na cidade de Floriano-PI, os indícios históricos favorecem a preservação da memória educativa de uma escola, que na atualidade, no cenário Florianense ainda carece de uma educação patrimonial.