A pesquisa de doutorado elegeu como objeto de investigação o desenvolvimento profissional docente a partir de ações formativas dirigidas para formação humana. Parte-se da compreensão de que ações formativas para docentes produzem mudanças fundamentais em direção ao seu desenvolvimento quando elevam a consciência crítica acerca da realidade na qual se constitui a educação. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do PPGED/UFPI. E partiu-se do problema de pesquisa: qual a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA? No encaminhamento a essa questão, a tese é a de que o professor se desenvolve profissionalmente quando, em atividade de pesquisa-formação, produz novas significações sobre suas necessidades formativas em meio a movimentos espiralados de negação, luta e saltos qualitativos. Esta pesquisa tem como objetivo geral: Investigar a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. E como objeto de investigação, o desenvolvimento profissional docente mediado pelas significações de necessidades formativas. A pesquisa fundamenta-se no Materialismo Histórico-dialético e na Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa empírica é do tipo pesquisa-formação, com três professores de licenciaturas do IFMA e desenvolveu-se a partir dos dados produzidos por meio do Memorial Reflexivo do Processo Formativo e das Sessões Reflexivas e como procedimento analítico foi utilizado Núcleos de Significação. Os resultados da pesquisa foram sistematizadas a partir de três núcleos de significação. No primeiro núcleo predominaram as significações dos participes acerca de suas necessidades formativas e evidenciaram a produção de novas necessidades ante a mediação no contexto da pesquisa-formação. No segundo núcleo, analisa-se sob quais condições estão sendo oferecidas a formação contínua nos campi do IFMA, bem como, reflete-se sobre qual a intencionalidade no atual modo de formar seus professores. Nos internúcleos, a totalidade revelada nas zonas de sentido das significações, apontam que a tônica que esse movimento engendrou foi a transformação do pensamento dos participes na direção da compreensão da unidade dialética entre formar e formar-se enquanto unidade indispensável para o desenvolvimento profissional docente, bem como, a vivências formativas na pesquisa engendrou elementos potentes constituindo-se uma alternativa viaável de situação social de desenvolvimento profissional docente ao tempo em que movimentou o pensamento e expandiu a consciência dos partícipes e o compromisso ético-político para com a formação humana.