Fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, a relação professor e aluno e mais especificamente, a discussão presente na literatura sobre a influência das expectativas do par mais experiente sobre o sujeito em formação não é recente. Entre outros trabalhos desenvolvidos, destacam-se Vidal et al (2019), Alves (2009), Vieira (2018), Britto e Lomonaco (1983), os quais possuem em comum o fato de terem fundamentado suas investigações no debate sobre as profecias autorrealizadoras, mais especificamente em pesquisa que remonta a década de 1960, desenvolvida por Rosenthal e Jacobson (1992) nos Estados Unidos – EUA, a qual procurou saber se as expectativas docentes à respeito da competência intelectual de seus alunos, poderia constituir-se como uma profecia autorrealizadora (Rosenthal;Jacobson,1992). Inspirado nessa discussão e mais especificamente nos resultados da pesquisa desenvolvida pelos norte-americanos, os quais evidenciaram a influência das expectativas docentes sobre seus alunos, considera-se pertinente desenvolver pesquisa no Brasil sobre esse tema. Assim, esta pesquisa objetiva analisar a relação existente entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, quanto à trajetória futura de seus alunos e o desempenho desses na Prova Brasil. Especificamente, objetiva identificar o Efeito Pigmalião a partir dos resultados da Prova Brasil; caracterizar as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória futura de seus alunos; verificar o desempenho dos alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental na Prova Brasil. Concentra-se na análise dos microdados relacionados ao Censo Escolar e da Avaliação do Rendimento Escolar – Anresc (Prova Brasil), vinculadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ano base 2017, e que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Esta pesquisa é explicativa, de natureza quantitativa e qualitativa. A análise estatística dos microdados relacionados a 2(dois) arquivos: o questionário destinado aos professores contendo informações sobre suas percepções à respeito da trajetória acadêmica de sua turmas e as notas dos alunos (5º e 9º Anos) do Ensino Fundamental com os quais interagiam, foi realizada por meio do Programa Statistical Package for Science – SPSS. Constatou-se, via correlações de Pearson e Spearman, que existe correlação estatísticamente significativa entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória futura de seus alunos e o desempenho desses na Prova Brasil. A pesquisa avança em relação ao estudo sobre o Efeito Pigmalião, quando sugere o uso do conceito de Representações Sociais (Moscovici, 1978) como uma das possíveis explicações para a manifestação das expectativas docentes. Conclui-se que os professores ao manifestarem suas expectativas, no questionário que lhes fora aplicado, sobre sua opnião à respeito da trajetória acadêmica de seus alunos, o fazem a partir de suas Representações Sociais sobre suas turmas.