UM VOO EMANCIPATÓRIO: O PROCESSO COLABORATIVO-CRÍTICO E A PRÁTICA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Reflexão crítica. Educação Superior. Colaboração. Prática Pedagógica.
O estudo consiste em investigar se em contexto de colaboração, ao se apropriarem da reflexão critica, os professores da Educação Superior desenvolvem a prática Pedagógica articulando teoria e prática. Foi desenvolvido com a participação de quatro professores do curso de Pedagogia e uma do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior de Parnaíba-PI. O referencial teórico-metodológico está embasado na Abordagem Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico e Dialético. A opção pela Pesquisa Colaborativa decorre por se tratar de uma modalidade de investigação que proporciona condições para que os docentes possam refletir sobre sua ação, questionar aspectos da prática docente que o incomoda, a fim de melhor compreendê-la e aperfeiçoá-la. O interesse neste estudo partiu após a conclusão de um estudo desenvolvido em nível de Mestrado no programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI no ano de 2008 em que foi constatado que as professoras atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais da Educação Básica da rede municipal da cidade de Parnaíba, colaboradoras da pesquisa, não costumam refletir criticamente de forma coletiva e colaborativa sobre a prática docente no cotidiano, o que gerou a indagação: Qual a relação entre o contexto de colaboração, a apropriação da reflexão crítica e o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores da Educação Superior articulando teoria e prática? Teve como objetivo geral investigar se em contexto de colaboração, refletindo criticamente os professores da Educação Superior desenvolvem a prática pedagógica articulando teoria e prática. Em decorrência do objetivo geral foram elencados como objetivos específicos: Identificar em colaboração os indicadores de reflexão crítica e articulação teoria e prática na atividade do professor da Educação Superior, compreender a função da colaboração no desenvolvimento da prática pedagógica do professor da Educação Superior e analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores da Educação Superior em contextos de reflexão e colaboração. O estudo fundamenta-se em Afanasiev (1985), Almeida (2012), Franco (2012), Freire (2011), Ibiapina (2004, 2008), Liberali (2008), Marx (2002), Oliveira e Magalhães (2011), Pimenta e Anastasiou (2010), Vasquez (2007), Veiga (2009), Vigotski (2004, 2007), entre outros. O procedimento metodológico da investigação foi a observação colaborativa, videogravação e as sessões reflexivas. Os dados foram analisados por meio da interpretação dos discursos surgidos nas interações e diálogos ocorridos no desenvolvimento da investigação, tendo como objeto de análise os enunciados e enunciações dos particípes. Uma pesquisa dessa natureza contribui para fortalecer uma cultura de formação docente na perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa, visando à realização de uma prática pedagógica emancipatória.