Realidade e Possibilidades da Prática Docente em Matemática nos Anos Iniciais: um estudo mediado pelas proposições davydovianas
Realidade e possibilidades. Prática docente. Matemática. Anos Iniciais. Proposições Davydovianas.
Neste estudo objetivamos investigar as relações que as professoras estabelecem entre a realidade da prática docente em Matemática nos anos iniciais e as possibilidades dessa prática a partir do estudo das proposições davydovianas para o ensino do conceito teórico de número. O elemento mediador das possibilidades está, portanto, nos estudos de Davydov (1999, 1988, 1987, 1985, 1982) sobre o ensino do referido conceito, com ênfase nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2007, 2009; LEONTIEV, 1978), cuja matriz epistemológica encontra-se no Materialismo Histórico Dialético. Tais escolhas se justificam, pois tem-se a compreensão que o desenvolvimento humano é determinado pelas relações sociais e históricas que os homens estabelecem entre si para se apropriarem dos conhecimentos acumulados, mediadas pelas ferramentas culturais intencionalmente planejadas, dentre as quais se encontra a atividade de ensinar, peculiar ao trabalho docente. A investigação foi desenvolvida com um grupo de cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola filantrópica situada em Teresina-PI. O referencial teórico-metodológico que subsidiou o estudo, dado o seu caráter de investigação-formação, deriva da pesquisa-ação (FRANCO, 2005, 2008, 2012; PIMENTA, 2005). O desenvolvimento da investigação foi realizado em três momentos inter-relacionados: a) entrevistas reflexivas; b) dinâmicas de conversação; c) ciclos de estudo das proposições davydovianas a partir de reflexões sobre as tarefas particulares propostas no livro didático do 1º ano elaborado por Davydov e seus colaboradores, tendo como foco a prática adotada pelas professoras. O corpus de análise que constituiu o estudo baseia-se na análise do discurso (PONTECORVO, 2005; ORLANDI, 2013) considerando, para isso, o discurso das interlocutoras como dispositivo teórico para análise dos excertos selecionados. Assim, com base nos eixos temáticos adotados, são analisadas as relações existentes entre a prática docente em Matemática nos anos iniciais desenvolvida pelas professoras e as possibilidades dessa prática. Para tanto, considera-se as necessidades docentes envolvendo a referida disciplina e o estudo da proposta de ensino do conceito teórico de número com base em Davydov. Como resultado do processo investigativo, defendemos a tese: para que a prática docente em Matemática, nos anos iniciais, se paute com base nas proposições davydovianas do conceito teórico de número, portanto, como possibilidades de mudança da prática vivenciada, a inserção de professoras em contexto formativo sobre tais proposições deve articular reflexão crítica sobre as proposições brasileiras que norteiam a prática docente desenvolvida com a proposta de ensino de Davydov. Por extensão, propomos a necessidade de aprofundamento teórico, no sentido de promoção da compreensão, por parte dos professores, dos princípios filosóficos, psicológicos, matemáticos e didáticos que fundamentam a referida proposta, para que a atividade de ensinar, em uma perspectiva desenvolvimental, seja condição propícia para a produção de possibilidades no ensino do conceito teórico de número desde o 1º ano do Ensino Fundamental.