O SOCIAL E O AFETIVO MEDIANDO A CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS BEM SUCEDIDAS NA ESCOLA
Prática educativa. Mediação. Significado e Sentido. Afetação. Vivência.
A pesquisa de doutoramento em questão tem como objeto de estudo as mediações que constituem professores e alunos envolvidos em práticas educativas bem sucedidas e está fundamentada na seguinte tese: o professor consegue realizar práticas educativas bem sucedidas quando afeta positivamente seus alunos. Os alunos, por sua vez, ao serem afetados positivamente, criam relação de sentido que potencializam o desejo por continuar aprendendo e se desenvolvendo. A pesquisa é de natureza crítica e tem o objetivo geral de investigar as mediações que constituem professores e alunos envolvidos em práticas educativas bem sucedidas. Especificamente, objetiva: Compreender o processo de identificação com a profissão docente; Analisar significados e sentidos produzidos pelo professor sobre a prática educativa constitutivos do seu modo de ser professor; Analisar significados e sentidos produzidos pelos alunos sobre as práticas educativas; Analisar as afetações produzidas pelo professor e pelos alunos na vivência das atividades de ensino-aprendizagem. Em função da natureza do objeto de estudo, pensamento e ações do pesquisador foram orientados pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica, em especial, o processo de significação e a categoria vivência em Vigotski, e, ainda, pela categoria afetação em Espinosa. Participaram da pesquisa um professor de matemática e quatro ex-alunos desse professor. As técnicas e os instrumentos metodológicos foram entrevista semiestruturada, a entrevista reflexiva e o memorial. Núcleos de Significação foi o procedimento analítico utilizado na análise das informações produzidas na pesquisa. Os resultados da pesquisa estão sistematizados em núcleos de significação que sintetizam zonas de sentido que articulam o social e o afetivo na mediação de práticas educativas bem sucedidas. Os núcleos relativos ao professor sintetizam zonas de sentido que expressam as mediações que constituem o movimento do ser professor e da prática educativa desenvolvida por ele. Dessas mediações, evidenciou-se, por um lado, as condições objetivas encontradas e produzidas (o social, o econômico, o cultural) que tiveram e continuam tendo força expressiva nas escolhas e decisões do professor. Por outro lado, a dimensão afetiva do professor revelou-se como mediação fundamental para a constituição, desenvolvimento e expansão de práticas de sucesso desenvolvidas na escola. Os núcleos relativos aos alunos sintetizam zonas de sentidos reveladoras das mediações que constituem alunos como sujeitos de histórias de sucesso escolar. Em síntese, ser aluno protagonista de prática educativa bem sucedida passa pela produção e expansão do sentido de estudar, processo que acontece nas vivências afetivas alegres que convergem para o aumento da potência de ser aluno.