A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: DO GRUPO ESCOLAR AO GINÁSIO BANDEIRANTE (1942-1971)
Rede escolar; História da educação; escolarização.
RESUMO
Esse trabalho resulta de uma investigação na área de História da educação.
Discute-se o tema: A constituição da rede escolar de Timon- Ma: do Grupo
Escolar ao Ginásio Bandeirante (1942-1971) Têm-se como recorte temporal
desta pesquisa os anos de 1942 a 1971, justificado em decorrência de que em
1942 era criada a primeira escola do ponto de vista pedagógico e estético
considerado moderno para os padrões da época, o Grupo Escolar “Urbano
Santos” e no ano de 1971, ocorre a reforma na educação nacional brasileira,
culminando com a Lei 5692/71 pela Pesquisa-se aqui a gênese do processo de
constituição da rede escolar no município de Timon- Ma, as articulações
políticas, econômicas de uma sociedade interiorana tendo como marcos a
implantação de modelos modernos de escolas, do ponto de vista pedagógico,
arquitetônico e sua função na sociedade timonense no recorte temporal de
1942-1971. Este trabalho está baseado nos pressupostos teórico e
metodológicos da História Cultural, seguindo os traços apontados em Barros
(2004); Le Goff (2003); Roger Chartier (1990) Peter Burke (1991); Maurice
Halbwachs (1990); Catroga (2001); Paul Thompson (1992); Michel de Certeau
(2003), dentre outros. Além destes destacamos ainda os autores da produção
Historiográfica : Azevedo (1976); Nagle (1974); Ribeiro (1992), Lopes (2001);
Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro (2002). Elegeu-se como categorias
analíticas: Grupos escolares; Inovação conservadora; Representações; Cultura
Escolar. Estas baseiam-se em: Faria Filho (2000) Sousa (1998); Vidal (2006);
Pinheiro (2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs (1990); Catroga
(2011); Sousa (2005) Julia (2001). Este trabalho procurou analisar o processo
de constituição da rede escolar do município de Timon, por muito silenciado na
historiografia educacional maranhense, evidenciando que a constituição da
rede escolar de Timon-Ma, acompanhou as transformações do município,
sendo conduzida numa perspectiva de soluções locais/regionais, dos pontos de
vista pedagógico e financeiro, marcada por contradições, tendo possibilitado
aos sujeitos envolvidos nesse processo, experiências escolares significativas e
a continuidade de sua escolarização.