INSTITUIÇÕES CONFESSIONAIS EM CORRENTE (PI) – HISTÓRIA E MEMÓRIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
História da Educação. Formação. Práticas Educativas. Instituições Educativas Confessionais. Habitus Religioso.
RESUMO
Este estudo tem por objeto a história e memória das instituições escolares confessionais da cidade de Corrente (PI): Instituto Batista Correntino e Colégio Mercedário São José, inter-relacionada às práticas educativas vivenciadas/socializadas nessas instituições por ex-alunos/ex-professores/ex-diretores dessas escolas. O recorte temporal está compreendido entre o início do século XX e a atualidade. A pesquisa pauta-se no problema: como se configura a história das instituições educativas confessionais de Corrente (PI), articuladas às inter-relações das práticas educativas desenvolvidas na integração/apropriação – habitus religioso – nos alunos que as frequentam e particularmente nos alunos futuros professores? Objetiva-se (re)constituir o conhecimento histórico sobre as instituições educativas confessionais da cidade de Corrente (PI), nas interfaces e pontos de inflexão entre Educação, História e Religião. Intenta-se, na sequência, reconstituir, explicitar e justificar o significado da formação desses professores em sua inter-relação com o habitus religioso no contexto dessas práticas formativas e profissionais. Trata-se de uma pesquisa social de documentação direta e indireta, fundamentada em Lakatos; Marconi (1992); Richardson (1999) e outros. Orienta-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História (BURKE, 1992; LE GOFF, 1998, 2003). O processo de significação/fundamentação sobre a história da educação, práticas educativas, instituições escolares, habitus entre outras reflexões se baseia em Libâneo (1999), Brandão (1995), Freire (1997, 1977), Galvão e Lopes (2010), Franco (2003,2006, 2012), Mialaret (1976), Luckesi (2007), Bourdieu (1998, 2002), Magalhães (1996, 2004, 2005, 2010), entre outros autores que corroboram com o desenvolvimento de um “quadro epistêmico interdisciplinar”. Participaram da pesquisa 2 (duas) ex-professora(as) e ex-alunas das instituições investigadas, com suas histórias de vida, diretores, ex-diretores, professores, ex-professores, alunos e ex-alunos, que por meio de entrevista oral contribuíram para a realização do cruzamento de dados orais e escritos (documentos, etc.). Como procedimento analítico buscou-se a categorização (dimensões), dos dados utilizados na análise de conteúdo das informações produzidas na pesquisa. Assim, uma vez estudadas e analisadas, as histórias de vida e os testemunhos destes professores revelam que eles próprios incorporam e são modelo daquilo que a tese proposta intenta demonstrar. Observa-se também uma correlação entre as instituições e as condições sociais nas quais essas emergiram e estão inseridas, a partir dos contextos históricos e geográficos por elas determinados, demonstrando a forte influência e importância dessas instituições na área educativa, com repercussão em outros Estados. Destaca-se a importância dessas instituições para o município de Corrente (PI) em relação à dimensão econômica e sócio-cultural – principalmente pelo IBI/IBC. Em relação às práticas educativas essas se apresentam diversificadas, mediadas/incorporadas pelo habitus religioso, consideradas como propiciadoras de uma educação integral e voltada para a vida. Neste sentido, este estudo oportunizará o conhecimento/compreensão da história das instituições educativas confessionais no contexto da formação de ex-aluno/ ex-professores e das práticas educativas por eles vivenciadas/socializadas.