O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profissão docente. Formação de professores. Profissionalização docente.
No atual contexto o profissional professor tem enfrentado uma série de desafios e de exigências que colocam em questionamento a profissão docente em todas as suas dimensões. Dentre os diferentes aspectos questionados, destacam-se: a formação, as práticas professorais e a profissionalização docente, que “[...] implica, de um lado, a obtenção de um espaço autônomo, um espaço que é seu, onde ele possa transitar com certa liberdade e de outro que a sociedade reconheça seu valor e a necessidade de seu trabalho” (RAMALHO; NUNEZ e GAUTHIER, 2003, p.53-54). Considerando o pensamento dos autores sobre o desenvolvimento da profissionalização docente, compreendido como processo contínuo não linear de aperfeiçoamento profissional o presente estudo tem como objetivo geral investigar o processo de desenvolvimento da profissionalização do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo insere-se na abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa. Essa modalidade de investigação investe na rememoração das histórias de vida dos narradores na perspectiva de despertar a autorreflexão sobre diferentes dimensões da profissionalização docente. A pesquisa narrativa apresenta-se como possibilitadora de autoformação e de autoconhecimento. Como dispositivos de produção dos dados foram utilizados o memorial de formação e as rodas de conversa. A investigação teve como contexto empírico uma escola pública da rede municipal d ensino, localizada em Teresina/Pi, que atua na educação básica de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A pesquisa contou com a colaboração de seis alfabetizadoras que atuam na docência dos anos iniciais há mais de cinco anos e em diferentes fases de atuação na profissão. Para construir a base epistêmica e metodológica da pesquisa contamos com os estudos: Nóvoa (1992); Ramalho; Nunez e Gauthier; (2003) Romanowski (2007); Brzezinski (1993); Veiga (1998); Penin (2009); Perrenoud (1999); Passeggi (2008); Souza(2006): Pourier,Valladon e Raybaut (1999); Bertaux (2010), dentre outros. Os dados obtidos e os que se encontram ainda em processos de análises apontam para a compreensão de que a profissionalização dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental se apoia nos processos formativos contínuos e no desenvolvimento das práticas docentes, envolvendo a busca de melhores condições de trabalho na expectativa de construção da autonomia e emancipação do professor.