CONFETOS DE BARRO SOBRE "EDUCAR" PARA OS SOCIOEDUCADORES DO CENTRO DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA DE TERESINA/PI.
Socioeducador. Educar. Medida Socioeducativa. Internação Provisória. Sociopoética.
Esta pesquisa propõe-se a investigar o que é "educar" para educadores sociais do Centro de Internação Provisória - CEIP. Estudar esse processo educativo a partir dos socioeducadores tem se mostrado de suma importância, pois vem crescendo o número de adolescentes dentro das instituições socioeducativas, assim como o número de socioeducadores. Ademais, a sociedade tem depositado esperança no trabalho realizado pelos programas socioassistenciais voltados para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Outro importante fator é que educar tornou-se ao longo da história o objetivo maior a ser alcançado para resolver diversos problemas sociais e individuais e os educadores sociais entraram nas instituições sócio-educativas com a responsabilidade de resocializar os adolescentes inseridos nestes espaços, esperando que eduquem e os tornem capazes de retornar ao social. Realizamos essa investigação a partir de uma compreensão filosófica do "educar" utilizando-nos dos conceitos de autores tais como: Kant (1999), Foucault (1979, 2007, 2008), Deleuze (2004, 2010), dentre outros. A metodologia utilizada foi a sociopoética que se fundamenta nos seguintes princípios de acordo com Adad (2014): o grupo pesquisador como dispositivo; a importância do corpo como fonte de conhecimento; o papel da criatividade de tipo artística no aprender, no conhecer e no pesquisar; a ênfase no sentido ético no processo de construção dos saberes e pesquisar com as culturas de resistência das categorias e dos conceitos que produzem. A pesquisa teve como questão norteadora "O que é educar" para os socioeducadores do CEIP. Com base nas seguintes questões-norteadoras: Quais os conceitos de educar destes socioeducadores? Que problemas os mobilizam na sua prática educativa? Que outras formas de pensar o educar estes sujeitos produzem? O que eles podem no ato de educar durante a permanência dos adolescentes no CEIP? Com o suporte da Sociopoética, criou-se dispositivos artísticos que proporcionaram aos copesquisadores o estranhamento necessário para a produção dos dados sobre a referida temática. A partir da análise parcial dos dados foi possível identificar os seguintes confetos: caju e castanha do educar; cabeça do educar; mão proteção do educar; coração corpo do educar, dentre outros. Os confetos apontam para uma ideia missionária do educar, entretanto traz também o aspecto da sensibilidade ao buscar o cuidado de si como algo emancipador do educar no CEIP. Esse estudo proporcionará uma maior compreensão de como o socioeducador entende a realização do seu trabalho podendo abrir brechas para perceber as possíveis causas do constante fracasso das instituições socioeducativas. Esperamos ainda abrir novos campos de pesquisa que proporcione às políticas públicas um aperfeiçoamento de suas ações.