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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DE SOUSA
DATA: 13/11/2014
HORA: 09:00
LOCAL: PPGEd UFPI
TÍTULO:

 

PROFESSORAS AFRODESCENDENTES TECENDO SUAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS, REVELANDO CONSTITUIÇÕES DE FEMINILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

 

FEMINILIDADE. AFRODESCENDENCIA. IDENTIDADE. TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS. 


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO:

Os caminhos percorridos no transcurso desta pesquisa foram delineados pelo objetivo de analisar constituições de feminilidades em trajetórias de professoras afrodescendentes, a partir das suas experiências educativas em espaços escolares e não escolares. Definiu-se como objetivos específicos: descrever as trajetórias educativas de dez professoras afrodescendentes que atuam no município de São João do Piauí; conhecer suas perspectivas sobre feminilidade e afrodescendencia; captar como se autopercebem diante dessas dimensões identitárias; desvelar relações que vem influenciando nesse processo de constituição de suas feminilidades; compreender os saberes mobilizados nesse processo de constituição da feminilidade afrodescendente e suas articulações com o acesso à carreira docente. Como apoio teórico, buscou-se as contribuições de Ferreira (2010), Hall (2009), Castels (2010) que norteiam a compreensão dos processos de constituição da identidade entrelaçada a atributos culturais; Kehl (2010), Beauvoir (1975), Louro (2008), Bomfim (2010), que fundamentam a “construção social da feminilidade” e suas implicações entre as relações de gênero e o mercado de trabalho; Hull (2010), Holks (2011),Carneiro (2010), Boakari (2003; 2010) alicerçam as análises sobre a mulher afrodescendente como parte da discussão política do feminismo negro que ressalta a importância de investigações sobre trajetórias de mulheres afrodescendentes como superação de vivências discriminatórias. O método da história de vida (CHIZZOTTI, 2006) orientou a escolha da Entrevista Narrativa (SCHÜTZE, 1977; BERTAUX, 2010) como técnica de profundidade e com características específicas para colher às narrativas das professoras. As primeiras  análises apontam que a constituição das feminilidades da maioria das colaboradoras, embora atravessadas por valores patriarcais, vem sendo influenciadas por valores de mulheres com perfil aguerrido no âmbito da família, de organizações sociais ou de pessoas que, em algum momento de suas vidas, participaram destes movimentos. Os processos de constituição da identidade afrodescendente das referidas docentes tiveram forte influência de valores do contexto município de São João do Piauí. Nesse percurso elas mobilizaram saberes oriundos de diferentes espaços para constituição da sua identidade feminina afrodescendente.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Notícia cadastrada em: 05/11/2014 18:57
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