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Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN GARCIA DEMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN GARCIA DEMES
DATA: 10/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal do Piauí - Sala de Vídeo - CCE
TÍTULO:

A percepção dos adolescentes de uma escola pública sobre seus direitos: um estudo à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação. Percepção. Adolescentes. ECA.


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo estabelecer as dimensões do conhecimento, o saber e o saber aplicar, que um grupo de alunos adolescentes do Curso Técnico em Enfermagem/Ensino Médio/UFPI possui sobre alguns elementos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para atingir tal finalidade, partiu-se do estudo dos conceitos de adolescência e de cidadania infanto-juvenil, com o intuito de compreender que essa fase da vida pode e deve ser melhor trabalhada e de entender o longo processo de conquista da cidadania dos seres humanos nessa faixa etária. A partir de então, focalizou-se o estudo na legislação voltada para a população infanto-juvenil, dando destaque ao Estatuto da Criança e do Adolescente, para melhor perceber porque essa Lei, ao ser apresentada ao Congresso Nacional, foi denominado de “pequena Constituição”. Nesse passo, foram analisados temas como direito à vida e à saúde, direito ao repeito, direito à educação e Conselho Tutelar.Deu-se destaque, também, a missão que tem a educação formal, no nosso caso, a escola, para a formação do profissional e do cidadão, que é um dos objetivos da educação. Em seguida, realizou-se a investigação com vinte alunos adolescentes do Curso Técnico em Enfermagem/Ensino Médio/UFPI, por meio de entrevistas semi-estruturadas, para estabelecer a percepção dos sujeitos da pesquisa em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Os resultados revelam que o ECA é conhecido superficialmente e, consequentemente, aplicado de forma insegura, na realidade investigada. Tal constatação, enfraqueceo exercício da cidadania e deve, acima de tudo, impulsionar à escola a refletir sobre a formação de seus educadores, o que terá como consequência, a formação profissional e cidadã dos seus educandos.

 

 

 

 

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Notícia cadastrada em: 20/11/2012 15:26
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