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Banca de DEFESA: LUCIA MARIA DE SOUSA LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIA MARIA DE SOUSA LEAL
DATA: 10/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Vídeo CCE/UFPI
TÍTULO:

SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: VIVÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professor. Vivências da prática pedagógica. Pesquisa narrativa. Saber ensinar.


PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

Este estudo refere-se à pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEd, e tem como título “Saber ensinar língua materna: vivências da prática pedagógica no ensino médio”. Esta pesquisa foi desenvolvida com participação de professores de ensino médio da rede pública estadual de Teresina-Pi, e tem como objeto de estudo a construção do processo de saber ensinar língua materna na vivência da prática pedagógica no ensino médio.  A motivação para investigar o saber ensinar língua materna no ensino médio nos meandros da prática pedagógica, reflete inquietações profissionais e pessoais, com o ensinar e o aprender língua portuguesa, o que gerou as seguintes indagações: Qual o perfil profissional dos professores de língua materna? Como se dá a prática pedagógica dos professores de língua materna? Que fatores concorrem para a consolidação do processo de saber ensinar língua materna no ensino médio? Para buscar respostas a esses questionamentos estabeleceu-se como objetivo geral investigar a construção do processo de saber ensinar língua materna na vivência da prática pedagógica no ensino médio, e especificamente o que se segue: traçar o perfil profissional dos professores de língua materna, caracterizar a prática pedagógica dos professores de língua materna, analisar os fatores que concorrem para a consolidação do processo de saber ensinar língua materna no ensino médio. Para concretizar este intento, recorreu-se aos estudos de Schön (2000), Zeichner (1993), Imbernón (2010), Woods (1999), dentre outros.  Para efetivação da pesquisa utilizou-se narrativas segundo o paradigma biográfico história de vida como princípio teórico-metodológico de base, conforme Nóvoa e Finger (2010), dentre outros. A opção pelas histórias de vida justifica-se, na forma de sua natureza narrativa e retrospectiva e, assim, fornecerem um melhor e mais aprofundado conhecimento sobre os processos formativos dos professores, sobre o contexto da prática pedagógica na articulação, com as demandas do ser professor de um dado grau de ensino, bem como sobre a construção docente e do saber ensinar. Para tanto, utilizou-se instrumentos de pesquisa, quais sejam: questionário e memorial de formação e a técnica entrevista autobiográfica. Para efeito de análise delineou-se categorias, sendo analisados com base em Bardin (1977), com o emprego de teoria análise de conteúdo. Este estudo revela, a partir de análise das narrativas professorais, que os professores de língua materna constroem o processo de saber ensinar durante o percurso da formação inicial e continuada, associada aos saberes concernentes ao pleno exercício docente. A compreensão que emerge é que a construção do processo de saber ensinar língua materna na vivência da prática pedagógica no ensino médio se consolida por meio de uma tessitura entre o pessoal e o profissional, com o acúmulo de experiências vivenciadas na prática pedagógica, especialmente no que tange ao compartilhamento de experiências entre os que estão inseridos no contexto da ação docente.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - BÁRBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/11/2012 16:57
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