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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DAS CHAGAS C. DO N. SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS C. DO N. SANTOS
DATA: 06/12/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de video
TÍTULO:

ALFABETIZADORAS EXPERIENTES E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE: trajetórias narradas

                                                                  

                             

 

                                                                                   

                                                     


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Pedagógica. Alfabetização. Professoralidade. Pesquisa Narrativa.

 


 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

Esta investigação focaliza a constituição da professoralidade alfabetizadora, tendo em vista sua relação com a problemática da alfabetização de crianças em situação de fracasso escolar. Investigar a professoralidade de alfabetizadoras experientes pode contribuir com a concretização de práticas inovadoras no âmbito do ensino da linguagem escrita. O estudo contribui, também, para pensarmos o processo de constituição da professoralidade em sua dinâmica e complexidade, pois ser professor envolve a reinvenção do saber, do saber fazer e do saber ser. A partir desse entendimento delineamos o objetivo central deste estudo: investigar a constituição da professoralidade no percurso profissional de alfabetizadoras experientes. No âmbito teórico-metodológico, o estudo fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Pereira (1996); Bolzan e Isaia (2006); (Nóvoa (1992); Soares (2010); Ferreiro e Teberosky (1999); Brito (2003); Souza (2009); Josso (2010); Guedes-Pinto (2008) dentre outros. No âmbito da dimensão teórica, a partir dos estudos de Pereira (1996) e Bolzan e Isaia (2006), entendemos a professoralidade como processo de constituição do ser professor, com implicações no redimensionamento do saber, saber ser e saber fazer. No desenvolvimento da investigação optamos pela pesquisa qualitativa, demarcando a pesquisa narrativa como método e técnica de investigação. Para tanto, utilizamos os memoriais e a entrevista narrativa como fontes de produção de dados que possibilitaram aos professores evocações sobre seus percursos profissionais, refletindo acerca de suas experiências na prática pedagógica alfabetizadora. A partir das narrativas professorais/docentes foi possível a análise dos aspectos significativos na constituição da professoralidade docente alfabetizadora. A pesquisa teve como contexto empírico cinco escolas públicas Municipais da cidade de José de Freitas e contou com a participação de cinco professoras alfabetizadoras em final de carreira. Os dados revelaram narrativas docentes singulares, explicitando o que as professoras pensam sobre suas experiências na alfabetização, particularmente sobre como se constitui a professoralidade  docente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Notícia cadastrada em: 23/11/2012 17:15
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