Prática Pedagógica do professor de Biologia: desafios da docência no ensino profissionalizante
Prática Pedagógica. Docência. Ensino Profissionalizante.
O exercício do magistério em qualquer nível de ensino traz muitos desafios, desafios estes que necessitam por parte dos docentes uma série de saberes a serem utilizados no exercício de sua função. No ensino profissionalizante os desafios ainda exigem mais dos professores por conta das especificidades dessa modalidade de ensino, entre elas a interação das disciplinas de formação geral e as da área técnica, um dos pilares desse tipo de formação. Considerando o exposto, compreendemos que a presente pesquisa indica possibilidades de construção de saberes para ser professor de biologia no âmbito das atividades docentes, assim, nosso estudo tem o objetivo investigar os desafios que emergem da prática pedagógica do professor de biologia dos cursos profissionalizantes dos Colégios Agrícolas vinculados a UFPI. O estudo desenvolveu-se através da pesquisa qualitativa, através da investigação narrativa. Para produção dos dados utilizamos os questionários e a entrevista semiestruturada. O campo do estudo envolveu três colégios agrícolas vinculados a UFPI, ou seja, em Teresina, Floriano e Bom Jesus. Os interlocutores do estudo foram professores de Biologia que atuam em cursos técnicos na modalidade profissionalizante. Entre outros autores foram utilizados as produções de Benjamin (1993), Bertaux (2010), Brito (2007), Catani (1997), Clandinin e Connelly (2000), Gatti (2007), Mendes (2007), Oliveira (2007), Portelli (1997), Severino (2003, 2007), Souza (2006). Os dados da pesquisa revelaram que a sala de aula é um contexto que legitima, consolida e oportuniza reflexões sobre o saber e o saber fazer dos professores que atuam nos cursos profissionalizantes e que suas práticas pedagógicas constituem locus de aprendizagens docentes significativas nos processos de redimensionamento da ação doente, bem como requerem o trabalho colaborativo, em atitudes críticos e reflexivas. Os resultados dessa ação investigativa, sem a pretensão de generalizar, contribuirão para releituras e análises das práticas pedagógicas dos professores de biologia que atuam nos cursos profissionalizantes. Ao caracterizarmos as práticas pedagógicas, identificamos várias formas de produção e de manifestações dessas práticas, que articulam: a inovação curricular, a experiências profissional docente, a reflexo crítica sobre a prática e a improvisação. Do ponto de vista dos professores de biologia interlocutores do estudo, os sabres produzidos por meio da experiência de trabalho são fundamentais ao exercício da profissão, por estarem articulados às exigências e aos desafios do trabalho docente.