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Banca de DEFESA: ANA MARIA CORTEZ DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA CORTEZ DE CASTRO
DATA: 26/02/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

Confetos de barro sobre "Educar" para socioeducadores do Centro Educacional de Internação Provisória - CEIP, em Teresina/PI


PALAVRAS-CHAVES:

Socioeducador. Educar. Confetos. Medida Socioeducativa. Sociopoética.

 

 

 


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO:

Esta pesquisa propõe-se a investigar o que é "educar" para educadores sociais do Centro de Internação Provisória - CEIP. Estudar esse processo educativo a partir dos socioeducadores tem se mostrado de suma importância, pois vem crescendo o número de adolescentes dentro das instituições socioeducativas, assim como o número de socioeducadores. Ademais, a sociedade vem depositando esperança no trabalho realizado pelos programas socioassistenciais voltados para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Outro importante fator é que educar tornou-se ao longo da história o objetivo maior a ser alcançado para resolver diversos problemas sociais e individuais e os educadores sociais entraram nas instituições sócio-educativas com a responsabilidade de resocializar os adolescentes inseridos nestes espaços, esperando que eduquem e tornem esses adolescentes capazes de retornar ao social. Realizou-s esta investigação a partir de uma compreensão filosófica do "educar" utilizando-se de autores como: Kant (1999), Foucault (1979, 2007, 2008) , Gilles Deleuze (2004; 2010), entre outros.     A metodologia utilizada foi a sociopoética que se fundamenta nos seguintes princípios, de acordo com Adad (2014): o grupo pesquisador como dispositivo; a importância do corpo como fonte de conhecimento; o papel da criatividade de tipo artística no aprender, no conhecer e no pesquisar; a ênfase no sentido ético no processo de construção dos saberes e pesquisar com as culturas de resistência das categorias e dos conceitos que produzem. Na pesquisa sociopoética, todos estes princípios permeiam o processo de produção do conhecimento. Assim, a pesquisa teve como problema: "O que é educar" para os socioeducadores do CEIP. A partir das seguintes questões norteadoras: Quais os conceitos de educar para os socioeducadores do CEIP? Quais os problemas que os mobilizam? Que outras formas de educar existem em suas práticas? Que pode os socioeducadores no ato de educar durante a permanência dos adolescentes no CEIP? Com o suporte da sociopoética, criaram-se dispositivos que proporcionaram aos copesquisadores o estranhamento necessário para a produção dos dados sobre a referida temática. Ao transversalizar as idéias e os conceitos produzidos pelos copesquisadores, chegou-se à formulação das linhas do pensamento do grupo-pesquisador que, combinadas com a teoria, traçam os confetos desses socioeducadores, mapeadas e costuradas por intermédio de linhas de fuga, que são uma desterritorialização do pensamento, como bem fala Deleuze (1998, p. 49): “Fugir é traçar uma linha, linhas, toda uma cartografia. Só se descobre mundos por intermédio de uma longa fuga quebrada”. Essas duas linhas do pensamento do grupo-pesquisador são: O Corpo Biopolítico do educar e o Educar como possibilidade de um cuidado de si. Ao final da pesquisa, percebo que cada socioeducador tenta realizar um trabalho grandioso que é educar, porém, esse corpo do educar precisa ser cuidado para que possa cuidar do outro. Educar nesse devir apresenta-se nesse momento como cuidar. Esse estudo proporcionou uma maior compreensão de como o socioeducador entende a realização do seu trabalho. Abrimos brechas para perceber as possíveis causas do constante fracasso das instituições socioeducativas. E, esperamos ainda contribuir com novos campos de pesquisa que proporcione às políticas públicas um aperfeiçoamento de suas ações.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA MARINHO - UECE
Externo à Instituição - PATRICIA ROCHA LUSTOSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/01/2015 17:18
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