ENSINO DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Ensino de Geografia. Currículo e Prática Pedagógica. Educação de Jovens e Adultos.
Este estudo apresenta como objeto de investigação situações que envolvem o currículo, o ensino de geografia e a prática pedagógica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O interesse partiu da inquietação da pesquisadora enquanto coordenadora pedagógica de EJA nas escolas municipais de Teresina-PI, emergindo o seguinte questionamento que norteou o estudo: Como as discussões sobre o currículo e o ensino de geografia contribuem para ressignificação da prática pedagógica do professor, na modalidade Educação de Jovens e Adultos? Essa questão deu origem de forma geral ao seguinte objetivo: Analisar o currículo do ensino de geografia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, visando a ressignificação da prática pedagógica. Especificamente buscamos: identificar a concepção do professor sobre o ensino de geografia e sua influência na prática pedagógica; entender a relação entre o currículo e a prática pedagógica do professor de geografia; refletir a prática pedagógica do professor de geografia, do Ensino Fundamental. Está embasada teórica e metodologicamente na abordagem qualitativa do tipo descritiva à luz dos estudos de Flick (2009), Maanem (1979), Gatti (2005). A opção pela pesquisa qualitativa se justifica por ser apropriada para a realização da investigação em discussão, pois, permite ao pesquisador o contato com o real lócus e sujeitos do objeto de estudo ao tempo em que obtém maiores informações na coleta e produção dos dados. Fundamenta-se em Arroyo (2011), Macedo (2010, 2012), Silva (2002, 2013), Sacristán (2000, 2001), Moreira (2002, 2010), Candau (2000, 2005, 2010), Forquin (2000), Hernandéz (1998), Soares (2002), Pierro (2010), Moraes (1984, 2001), Santos (2001, 2008, 2012), Vesentini (1992, 2000, 2013), Mendonça (2007), Freire (1985, 2005, 2007), entre outros. Os procedimentos metodológicos para coleta de dados será realizado por meio de questionário, objetivando traçar o perfil dos interlocutores e a entrevista semiestruturada no grupo focal seguida da transcrição, e categorização segundo Bardin (2011), Oliveira (2010). Produzidos as informações serão interpretadas a partir da técnica da Análise de Discurso, baseada nas concepções de Martins (2008), Maingueneau (1997), Orlandi (2012), entre outros. Os resultados apontam que é preciso ter clareza que um currículo para alicerçar o ensino de geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverã fundamentar-se em prática curriculares e pedagógicas que considere o jovem e o adulto um sujeito em formação que traz para a escola uma rica experiência de vida. Então, são pessoas com rosto e histórias de vida que fazem, isto é, são jovens e adultos trabalhadores. Conclui-se que os desafios apresentados na modalidade Educação Jovens e Adultos, assumem particularidades, que nem sempre são contemplados nos cursos de formação dos professores, fator determinante para um ensino de qualidade para esse público. Assim, o currículo tem implicações no desenvolvimento da prática pedagógica no ensino de geografia na modalidade EJA, influenciando nos modos de pensar e agir dos docentes no exercício de sua profissão.