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Banca de DEFESA: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS
DATA: 25/02/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO:

ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUÍDOS POR UMA PROFESSORA


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Sócio-Histórica. Significados e Sentidos. Educação Infantil. Atividade de ensino aprendizagem.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

Ensinar é uma atividade que identifica a profissão de professor em todos os níveis e modalidades de ensino, embora cada um tenha sua especificidade. Na Educação Infantil a especificidade da atividade de ensino está na articulação dialética educar e cuidar de crianças de 0 a 5 anos, período de pleno desenvolvimento e aprendizado sobre a cultura humana.  Partindo da ideia de que nem todos os professores entendem assim o que é específico da Educação Infantil o objetivo desse estudo consiste em compreender os significados e os sentidos constituídos por uma professora de educação infantil acerca da atividade de ensino aprendizagem e as relações com o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para fundamentar o estudo a opção foi pela Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e seus colaboradores, tendo em vista que esta Psicologia converge com o objeto de estudo ao considerar o homem concreto e as transformações que ocorreram no processo de formar-se um ser social e histórico. Os teóricos que fundamentam este trabalho são os referentes a Psicologia Sócio-Histórica: Vigotski (1996, 1998, 2003, 2009), Leontiev (1977) e pesquisadores da infância e da Educação Infantil como Kuhlmann Jr. (2010), Kramer (2003), Oliveira (2007) e Faria (2010). Na metodologia a abordagem qualitativa foi a opção juntamente com o uso de entrevista narrativa para conhecer os motivos gerados por 01 (uma) professora da Educação Infantil na constituição dos significados e sentidos sobre sua atividade de ensino. Para analisar os dados a opção foi pelo procedimento dos Núcleos de Significação proposto por Aguiar e Ozella (2013) por permitir uma articulação de conteúdos semelhantes, complementares e contraditórios, ou seja, um movimento dialético em que a pesquisadora foi se apropriando das relações presentes no objeto de estudo. Os primeiros resultados têm mostrado que a atividade de ensino da professora de Educação Infantil se construiu e se constrói nas relações entre os contextos formativos, as situações vividas em sala de aula e as aprendizagens construídas pelas crianças. Esses resultados são apresentados em três núcleos de significação, a saber: O ingresso na docência e o processo de identificação com a atividade de ensino aprendizagem na Educação Infantil; A formação mediando o processo de construção dos modos de ser professora da Educação Infantil e A atividade de ensino aprendizagem sendo (re)construída  no exercício da docência. Esses núcleos de significação revelam as mediações que possibilitaram o movimento da atividade de ensino da professora Margarida de um nível de consciência mais ingênua para uma consciência crítica. Ou seja, a que sabe o objetivo das ações desenvolvidas em sala de aula e que estas vão além dos muros da escola. E o cuidar e educar não são vistos de forma indissociável, mas como par dialético.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 27/01/2015 09:52
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