O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profissão docente. Formação de professores. Profissionalização docente.
O profissional professor tem vivenciado uma série de desafios e de exigências que colocam em questionamento a profissão docente em todas as suas dimensões, cultural, social e profissional. Dentre os diferentes aspectos questionados, sobressaem-se: a formação, as práticas professorais e a profissionalização docente, que implica, por um lado, a obtenção de um espaço autônomo, um espaço que é seu, onde possa transitar com certa liberdade e, por outro, que a sociedade reconheça seu valor e a necessidade de seu trabalho (RAMALHO, NUNEZ e GAUTHIER, 2003). O presente estudo insere-se e desenvolve-se no âmbito desta temática, mediante a compreensão de que o desenvolvimento da profissionalização docente configura-se como processo contínuo não linear, de aperfeiçoamento profissional. Apresenta como objeto de estudo a profissionalização docente, e para sua compreensão e desenvolvimento da investigação delineia como objetivo geral: investigar o processo de desenvolvimento da profissionalização do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: identificar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem a profissão,identificar aspectos da formação que concorrem para a profissionalização docente e descrever as condições de exercício da profissão docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Questiona como se efetiva o desenvolvimento da profissionalização de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Insere-se na abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa narrativa, modalidade metodológica que investe na rememoração das histórias de vida dos narradores na perspectiva de despertar a autorreflexão sobre diferentes dimensões da profissionalização docente, possibilitando as interlocutoras vivenciar momentos de autoformação e de autoconhecimento. Como dispositivos de produção dos dados, utiliza o memorial de formação e as rodas de conversa, ambos possibilitadores do exercício reflexão crítica sobre trajetórias professorais. Tem como contexto empírico uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Teresina/Pi, que atua no campo da educação básica de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Conta com a colaboração de seis professoras alfabetizadoras que exercem a docência dos anos iniciais em diferentes fases de atuação na profissão. Adota como fundamento para construção de sua base epistêmica e metodológica com estudos: Nóvoa (1992); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003); Romanowski (2007); Brzezinski (1993); Veiga (1998); Penin (2009); Perrenoud (1999); Passeggi (2008); Souza (2006); Poirier, Valladon e Raybaut (1999); Bertaux (2010), dentre outros. Os dados foram obtidos através das narrativas das seis interlocutoras, que apontam para a compreensão de que a profissionalização dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, nos processos formativos contínuos e no desenvolvimento das práticas docentes, envolvendo a busca de melhores condições de trabalho na expectativa de construção da autonomia e emancipação, como reconhecimento e valorização profissional e social da carreira de professor. Os dados revelam narrativas que explicam como as professoras concebem a profissão, quais aspectos da formação concorrem para a profissionalização docente e em que condições as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental exercem