Possibilidades de reflexão crítica e colaboração em contextos de formação continuada: para além do discurso
Reflexão Crítica. Colaboração. Formação Continuada.
Este estudo, consiste em uma investigação sobre as possibilidades de reflexão crítica e colaboração em contexto de formação continuada. Foi desenvolvido com a participação de coordenadoras da rede municipal de Teresina/PI, as quais são co-construtoras desta pesquisa. O referencial teórico-metodológico possui embasamento na Abordagem Sócio-Histórica e no método do Materialismo Histórico Dialético. Optamos pela Pesquisa Colaborativa, por se tratar de uma modalidade de pesquisa voltada para o desenvolvimento e emancipação profissional de professores e pesquisadores simultaneamente. Este trabalho tem como objeto de investigação situações que envolvem reflexão crítica e colaboração. O interesse neste estudo partiu da inquietação enquanto professora formadora de professores o que gerou algumas indagações: existe, nas formações continuadas de professores situações favoráveis à reflexão e à colaboração? Como desenvolver o pensamento crítico-reflexivo com os professores? Quais as possibilidades de reflexão crítica e colaboração na formação continuada de professores? Buscando resposta às questões, estabelecemos como objetivo geral investigar possibilidades de reflexão crítica e colaboração na formação continuada de professores. Especificamente, buscamos: descrever situações de reflexão e colaboração presentes na formação continuada de professores; identificar os níveis de reflexividade apresentados pelos coordenadores durante a realização de encontros de formação. Para concretizar este intento, recorremos aos estudos de Vigotski (2001; 2007), Liberali (2010), Smyth (1992), Ibiapina (2005; 2008; 2009), Kemmis (1999), Magalhães (2004; 2009), Freire (1996; 2005) e Imbernón (2010), entre outros. Utilizamos como procedimentos metodológicos encontros colaborativos, entrevistas reflexivas e sessões reflexivas. Para traçar o processo de análise e interpretação dos dados nos embasamos em Ramalho e Resende (2011) e nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica – ADC, tendo a linguagem como objeto de análise. Esta pesquisa revelou-nos ser possível, na formações continuada de professores, a criação de situações favoráveis ao desenvolvimento da reflexão crítica e da colaboração, sendo a linguagem meio eliciador de transformação dos modos dos pensar e agir de coordenadores e, consequentemente, de professores.