Relacionar cinema e filosofia é uma prática que se faz necessária no contexto da escola contemporânea, uma vez que o cotidiano está impregnado de tecnologia, som e imagem. Diante dessa realidade surgem indagações cuja problemática aponta para o campo da educação: como educar o espectador para que seja mais que um corpo e mente passivos diante do que se apresenta? Aqui nasceu a proposta desse trabalho, como resposta à problemática da atitude do espectador diante da oferta som/imagem, mais especificamente da oferta do cinema, seja ele em curta ou longa metragem. Aqui surgiu a instrumentalização do cinema conjugado com a filosofia em suporte pedagógico capaz de educar para uma imaginação crítica em um universo que perpassa a sala de aula, uma vez que filosofia é um modo de ver e agir no mundo. O referencial teórico que tornou possível a realização desse trabalho foi sendo aperfeiçoado no lócus do próprio mestrado, nas disciplinas sempre tão bem pontuadas para a práxis. A metodologia, portanto, foi selecionada com a preocupação de aproximar teoria e prática fundamentadas em autores que viram na união entre arte e filosofia um meio instigante de transformação individual e social. No trabalho foi observada a relação entre arte e imaginação e a interação desses elementos com a prática filosófica.