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A presente pesquisa intitulada A Filosofia na Cibercultura: as Redes Sociais no Ensino de Filosofia foi realizada tendo como problemática a alienação frente aos ambientes virtuais, sobretudo nas redes sociais digitais. Tem-se como objetivo demonstrar como as redes sociais digitais podem ser um espaço concreto para a construção de uma inteligência coletiva. Os objetivos específicos são: 1) Abordar sobre conceitos básicos como cibercultura, ciberespaço, virtual e inteligência coletiva. 2) Demonstrar que recursos práticos as redes sociais tem para a reflexão filosófica. 3) Comparar na prática as redes sociais digitais com os ambientes virtuais de educação. A metodologia usada foi realizada em dois momentos: pesquisa bibliográfica com caráter fenomenológico e uma parte prática a partir de um curso de extensão realizado através da Universidade Federal do Piauí aberto para alunos do Ensino Médio, alunos das Licenciaturas e para a comunidade. O curso de extensão teve carga horária de 40h e contou com momentos presenciais e à distância. Nos momentos presenciais foram realizadas palestras e discussões em grupo sobre filmes e séries que tratam sobre novas tecnologias e redes sociais. Na parte virtual foram realizadas postagens em redes sociais digitais por parte dos participantes a partir da orientação por parte da coordenação do curso. Pôde-se notar que mais de noventa por cento dos participantes tiveram facilidade em usar as redes sociais no campo do ensino filosófico e poucos tiveram dificuldade ou não abertura para com a proposta. Conclui-se que a proposta das redes sociais digitais no ensino de filosofia é válida para os dias atuais tendo em vista que, em boa parte das vezes, os ambientes virtuais carecem de reflexão séria e racional.