A presente Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Filosofia denomina-se “Ensinar Filosofia à maneira pragmatista: contribuições de Charles Sanders Peirce”. Este estudo tem por finalidade realizar uma investigação sobre o “ensinar filosofia” à maneira pragmatista com o objetivo de apresentar uma sistematização na forma de unidades didáticas inspiradas nas contribuições de uma filosofia que forneça pressupostos lógicos e teóricos sobre o desenvolvimento do pensar numa perspectiva epistemológica crítica, ativa e, sobretudo, menos especulativa. Entende-se que “ensinar filosofia à maneira pragmatista” segue uma abordagem que envolve a atividade de ensino no domínio de algumas habilidades tais como: articulação teoria e prática, pensamento operatório, aprender fazendo, aprendizado do pensamento científico, aprender de forma criativa, ou seja, ensinar filosofia com base nas contribuições teóricas da tradição pragmatista, de maneira mais especifica, na filosofia peirciana. Portanto, pretende-se iniciar com um estudo bibliográfico sobre o pragmatismo relacionando-o ao ensino de filosofia, desenvolver uma investigação sobre as possibilidades teóricas que a escola pragmatista pode oferecer ao ensino de filosofia no nível médio. Desta forma, foi denominado “ensinar filosofia à maneira pragmatista” para enfatizar o caráter da filosofia muito mais como exercício de pensar do que propriamente enquanto ensino que prioriza o repasse de conteúdos. O que se quer enfatizar é o “filosofar”. Portanto, a pesquisa trata-se de uma investigação sobre a metodologia filosófica de ensinar filosofia com base na escola pragmatista.