A presente Dissertação de Mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí-UFPI analisa o Ensino de Filosofia sob a perspectiva deleuziana enquanto possibilidade interventiva para o Ensino Médio, uma vez que ao pensar as linhas e o percurso histórico do ensino de filosofia no Brasil, no âmbito do ensino médio, é possível perceber inúmeros paradoxos e tensões curriculares que não favorecem o ensino desta disciplina como força capaz de afetar o discente na criação de seus próprios conceitos, impedindo assim que esta atividade venha a se tornar um exercício verdadeiramente filosófico. Frente a isso, o presente estudo tem como objetivo problematizar a prática docente dos professores de filosofia de duas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual, localizada no município de Castelo do Piauí-PI, tomando por base a dinâmica de trabalho com a disciplina de filosofia em sala de aula. Trata-se de uma proposta de intervenção filosófica que sugere a resignificação de aulas focadas na mera transmissão de conteúdos, apresentando a concepção Deleuziana como uma possibilidade que buscando associar os conteúdos do ensino médio com os saberes filosóficos dentro de uma perspectiva ontológica, pode vir a contribuir para a construção de novos conceitos na escola e na comunidade. A presente pesquisa utiliza-se do percurso metodológico cartográfico como alternativa de abordagem e intervenção por tratar-se de um procedimento que acompanha processos ocorridos num determinado território existencial em que a realidade é tomada sob a perspectiva da multiplicidade, é aberta, flexível e coerente com a perspectiva filosófica adotada nesta dissertação. A partir dessa constatação, buscaremos fundamentos teóricos, à luz dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como em alguns de seus principais comentadores, tais como Gallo (2012), Cerletti (2009), Kohan (2000), dentre outros.