Propõe-se a partir desta dissertação elaborar um plano de ação, junto aos professores de filosofia da Unidade Escolar Lustosa Sobrinho – Gilbués-PI, que articule os conceitos estruturadores da temática política/cidadania com o exercício do poder político dos educandos como cidadãos. Partindo do princípio de que o conceito de democracia atual é compreendido como um espaço em que os cidadãos, além de escolher os seus representantes, possam ainda, discutir e assegurar seus direitos fundamentais, apresento aos professores de filosofia dessa unidade, o procedimento da razão pública rawsiano como possível ferramenta de ensino para uma prática metodológica que objetiva a formação de um sujeito crítico e autônomo. Nesse sentido, é necessário que se compreenda a razão pública como espaço onde se discute questões fundamentais que sempre visam o bem comum. A fundamentação teórica desse trabalho é baseada na teoria política de John Rawls, entretanto, levando em consideração que o ensino de filosofia, impreterivelmente, precisa ser amparado por aspectos legais, fez-se necessário uma análise documental, a qual permitiu conceber uma ideia concreta, sem pré-conceito, sobre o status da filosofia no sistema educacional nacional de “ontem” e de “hoje”. Essa análise, permitiu também, que algumas questões sobre a filosofia como disciplina e a educação cidadã como proposta temática, integrassem ao processo de discussão sem ideias pré-concebidas. Verdade seja dita, não é de hoje que a filosofia encontra resistência para se firmar como disciplina, assim como a educação para a cidadania não é levada a sério como temática no ensino de filosofia. Por isso, espero que o conjunto de referências empregadas para o desenvolvimento teórico dessa dissertação cumpra dois propósito específicos: quebre preconceitos e enriqueça o debate sobre práticas metodológicas para o ensino de filosofia.