Esta pesquisa, é uma investigação teórica sobre o pensamento de Adorno e Horkheimer desenvolvido na obra “ Dialética do Esclarecimento” Fragmentos Filosófico de 1985, e nas obras produzidas por Theodor W. Adorno, Dialética Negativa, Educação e emancipação, Teoria estética (obra inacabada), entre os anos de 1947 a 1972. A proposta deste trabalho, é esclarecer o que está motivando a indústria cultural a seguir a lógica do capitalismo industrial, bem como, influenciada pela crise da razão, alcança a educação escolar. Buscando padronizar e homogeneizar os produtos para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas, a Indústria Cultural desenvolve padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. Como tudo que é produzido pela Indústria Cultural, a arte, crítica da realidade social, passou a ser mercadoria e estaria assim sujeita às leis da oferta e da procura. Este trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos a fundamentação de Adorno e Horkheimer sobre a indústria cultural aplicada à educação e da emancipação, evidenciando as ideologias que justificam seus produtos. Reflete sobre a razão iluminista, suas promessas de emancipação, e o mito do esclarecimento; No segundo capítulo Adorno e Horkheimer (1985), faz críticas sobre o processo de desinformação, mostrando a direção que tomou a educação, e o progresso cultural, bem como, a tendência ao consumo inconsciente, que é a meta da sociedade burguesa na obtenção de maiores lucros. A Teoria Crítica de Adorno (1996) procura investigar os riscos da racionalidade técnica instrumentalizada, as implicações e as influências produzidas pela indústria cultural na educação a partir da análise do texto Educação e Emancipação (Adorno, 2006). Em Dialética do esclarecimento, Adorno e Horkheimer (1985) estabelecem a relação entre esclarecimento, emancipação, e resistência à autonomia. O terceiro capítulo apresenta uma proposta pedagógica que aponta a direção e possibilidade de uma educação emancipadora. O quarto capítulo, analisa os dados de entrevistas com professores da escola NSPAZ, mostrando a influencia do consumo de massa da indústria cultural, e suas consequências.