O presente trabalho tem por objetivo demonstrar de que modo a articulação entre música e filosofia pode contribuir para mediar o conhecimento filosófico para o ensino Fundamental Maior e Ensino Médio. Segundo Herbert Marcuse (1973) a sociedade tecnológica da maneira que organiza a sua base de práxis social, fomenta e milita contra as perspectivas de libertação dos indivíduos, ocasionando um pensamento que não os leva a contestar os fatos, bem como, os direciona para fins específicos. No que diz respeito ao processo ensino aprendizagem da disciplina de filosofia é notório como no interior das sociedades tecno capitalistas, permeia um pensamento que não leva os alunos a desenvolverem uma consciência crítica que possa lhes possibilitar ou a entender a relevância dessa disciplina para a sua formação humana e pessoal. Ainda segundo Marcuse, a sociedade tecnológica é repressiva como um todo, ao passo que, instrumentaliza a natureza, os seres humanos, além dos mais diversos sistemas e áreas da sociedade. Porém, segundo o filósofo, em sua Dimensão Estética (1977) a arte em seu total de qualidades estéticas, possui autonomia perante as relações sociais. Desse modo, entendemos que a articulação que conecta música e filosofia em um plano dialógico e metodológico permanente, talvez possa contribuir para proporcionar um debate mais proveitoso entre o docente e os seus alunos, podendo também os levar a um despertar de consciência sobre todas as contradições prevalentes dentro da sociedade vigente.