Esta pesquisa trata da filosofia de Hannah Arendt e uma proposta de ensino baseada em seu pensamento. O problema da pesquisa é a compreensão da crítica arendtiana da condição humana ao animal laborans e a análise dos modos pelos quais a condição do homem atual interfere na educação. Tem como objetivo uma reconstrução da visão sobre o campo educacional a partir do posicionamento crítico no campo político a promover o alargamento do pensamento reflexivo, proporcionando condições de possibilidades para enxergar a política como esfera da vida humana a qual envolve ação, espaço público e liberdade. Ao passo que se pergunta como a Educação sofre interferência a partir da atividade do trabalho, acredita-se que com tal proposta de pesquisa e a adequada intervenção educacional, seja possível compartilhar com jovens do Ensino Médio um conjunto de saberes sobre política, espaço público e ação, principalmente na perspectiva de Arendt. Para tanto, a dissertação é dividida em três capítulos, a saber, a reconstrução do problema, a filosofia e seu ensino e, por fim, uma proposta de intervenção a ser realizada na escola. Como conclusão, apresentamos algumas condições de possibilidade de reconstrução da visão sobre a Educação e o homem contemporâneo.