A REPRESENTAÇÃO DE FILOSOFIA NA OPINIÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: UMA INTERVENÇÃO FILOSÓFICA NA UNIDADE ESCOLAR FIRMINA SOBREIRA (UEFS)/ TERESINA - PIAUÍ.
RESUMO
A presente Dissertação de Mestrado foi intitulada “A representação de Filosofia na opinião dos discentes do Ensino Médio: uma intervenção filosófica na Unidade Escolar Firmina Sobreira, Teresina – Piauí”. Trata-se de um estudo sobre o ensino de filosofia e a recepção desta disciplina segundo discentes do Ensino Médio. Esse estudo fundamenta-se na percepção de que as opiniões vigentes acerca da filosofia, produzem uma representação negativa acerca dessa área de conhecimento, que interfere na recepção dos discentes em relação ao componente curricular filosofia. Constata-se que isto inviabiliza o trabalho docente e prejudica o desempenho acadêmico dos discentes. Esta problemática, certamente, é vivenciada na experiência daqueles que lidam com ensino de filosofia, o que leva a frequentes dificuldade em efetivar um trabalho pedagógico satisfatório. Este estudo tem como objetivo compreender como se dar a representação de filosofia pelos discentes e, neste sentido, verificar se tal representação ou opinião tem interferido efetivamente da consolidação da filosofia como componente curricular do ensino médio. A filosofia enquanto saber detentor de conteúdo crítico está envolvida em controvérsias, questionamentos, isto é, trata-se de um conhecimento que tem em si mesmo seu objeto de estudo enquanto fundamento do método e da crítica radical. Com base neste entendimento, para realizar a presente pesquisa, parte-se de uma concepção de Filosofia que adota a perspectiva socrático-platônica de “busca amorosa do saber” cuja natureza é a discussão de problemas e questões da experiência humana (opiniões) que, submetida ao exercício da razão e do diálogo (dialética) propicie um conhecimento que amplie e/ou fundamente as opiniões (quando consideradas verdadeiras) ou as supere (quando consideradas falsas). Desse modo, a finalidade desta pesquisa é entender como as opiniões sobre a filosofia, presentes no senso comum, compõem uma representação social acerca da filosofia e de sua importância para o currículo do ensino médio, que constituem as opiniões dos discentes e impactam em sua efetivação