Essa dissertação se propõe a desenvolver uma análise crítica, de caráter filosófico e
intervencionista, na proposta pedagógica de uma escola pública de ensino médio,
situada em Barro Duro PI, a partir da perspectiva da teoria comunicacional ou dialógica
do filósofo alemão Jurgen Habermas. Utilizando a metodologia da pesquisa ação como
um caminho sistemático e empiricamente fundamentado para problematizar o eixo
norteador dessa p esquisa o projeto político pedagógico e o contexto educacional no
qual está inserido, caminharemos alinhados à ética do discurso habermasiana,
compreendendo que a racionalidade formulada por este herdeiro da Teoria Crítica da
Escola de Frankfurt aponta para a possibilidade de renovação do fundamento educativo,
via reconstrução da razão perdida pela lógica técnico científica, utilizando se do diálogo
argumentativo que brota das concretas e diferentes experiências dos atores envolvidos
na teia social. A ar ticulação teoria e práxis no “chão da escola” se torna possível pela
capacidade de um entendimento razoável entre os colaboradores do planejamento
educacional, considerando a educação como um fenômeno social e escola como um
produto disso. Reproduzir o inf austo significado do mundo sistêmico aos outros como a
melhor forma de viver é subtrair do indivíduo sua capacidade cognitiva, emocional,
social e comunicacional de ir além das estruturas previstas burocraticamente, numa
organização de mundo que assumiu, d a forma mais infame possível, a função de
modelagem de pessoas segundo interesses dominantes. A partir disso, objetivamos
resgatar meio a dialética histórica, a capacidade de intercompreensão do processo
educativo emancipatório a partir do fórum de discuss ão permeado pela proposta
pedagógica e, consequentemente, cultivar um espírito crítico e combativo diante do
modelo social desagregador vigente.