Este estudo analisa as relações entre o cinema e o pensamento em Deleuze, com possibilidade de o cinema ser uma que força que promove no pensamento o ato de pensar. Parte do pressuposto do cinema como potência, detentor da capacidade de despertar o pensador que existe em todas as pessoas. O objetivo é compreender as relações entre o cinema e o pensamento para ressignificar as aulas de filosofia no ensino médio, visando despertar o ato de pensar a partir das imagens cinematográficas no ambiente da sala aula com atividades que deem movimento ao pensamento. Trata-se de uma intervenção filosófica baseada no método cartográfico de inspiração deleuziana com a ideia de intervenção filosófica. A cartografia como pesquisa-intervenção não direciona as ações do pesquisador, mas pressupõe movimentos que este tem que realizar para desenvolver a sua prática “cartográfica”, habitando o “território”, mapeando a realidade, acompanhando o processo em curso para criar os seus próprios procedimentos e realizar intervenções. Para tanto baseamo-nos em Deleuze (1992), Foucault (1979), Rodrigo (2009), Gallo (2012), Gellamo (2009)