Essa dissertação se propõe a desenvolver uma análise crítica, de caráter filosófico e intervencionista, na escola pública de ensino médio, Unidade Escolar Caluzinha Freire situada em Teresina-PI, sob uma perspectiva conceitual da teoria do filósofo Michel Foucault. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação para problematizar o eixo norteador dessa pesquisa, caminharemos alinhados ao discurso foucaultiano, partindo da análise das relações de poder na sociedade e no ambiente escolar, onde o poder disciplinar e o controle se inscrevem na subjetividade massificada dos sujeitos. Em seguida abriremos um breve apanhado histórico dos instrumentos de vigilância presente na escola, que a torna um espaço de controle e de tempo da violência. A partir disso, faremos uma análise de cartas escritas por alunos, com relatos de violências vividos dentro e fora da escola, e com isso relacionar as relações do sujeito consigo mesmo para o cuidado de si. Aplicar os conceitos foucaultianos ao campo educacional é produzir um estranhamento dos discursos e teorias com os quais estamos acostumados. E é por meio desse estranhamento que a educação precisa ser repensada através de um diálogo crítico e significativo com os estudantes, para daí deixar de ser um espaço de controle e se transformar em espaço de argumentação.